Franzé alerta sobre aumento da dívida do Estado e queda na receita da Saúde

Secretário estadual da Fazenda, Emílio Júnior, e o deputado estadual Franzé Silva (PT) em audiência na Assembleia Legislativa

Secretário estadual da Fazenda, Emílio Júnior, e o deputado estadual Franzé Silva (PT) em audiência na Assembleia Legislativa

Durante audiência pública na quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa, na qual o secretário da Fazenda, Emílio Júnior, apresentou o balanço financeiro referente ao 2º quadrimestre de 2025, o deputado estadual Franzé Silva (PT) – que preside a Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação – demonstrou preocupação com o aumento do endividamento do estado.

“Uma preocupação que eu já havia colocado, na audiência passada, é o limite do serviço da dívida. Foi apresentado aqui que já registramos 11%, sendo que a Lei de Responsabilidade Fiscal nos limita a 11,5%, exatamente num quadrimestre muito complicado, em que o juro está numa crescente e as transferências de receitas até os meses de outubro e novembro em queda”, observa.

Menos dinheiro na Saúde 

O parlamentar também questionou sobre queda de receita na área da saúde. “Houve uma queda de 29% da receita do SUS, em relação ao ano anterior. Entendo que houve uma redução das emendas, por conta do STF, em um percentual muito alto. Mas precisamos saber o que representa queda de emenda e o que representa queda de faturamento na rede hospitalar”, assinala Franzé.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.