Fundação Raul Bacellar promove mais uma ação social em favor da terceira idade

A Fundação Dr. Raul Furtado Bacellar, voltou suas atividades em 2019 com mais uma ação social para o Clube da Melhor idade. Na manhã deste sábado (16) foi realizado na Fundação, em parceria com o Lions Club de Parnaíba, uma manhã de  com várias atividades para atender o público da terceira idade. O evento contou com a presença de Núcleo de Educação em Saúde da Vigilância Sanitária (NES), com um momento de beleza e estética, com corte de cabelo para homens, maquiagem e manicure para mulheres. Também contaram com massagem oriental com professor Carlos Chan.

As atividades foram iniciadas com um café da manhã e depois foi ministrada uma palestra com endocrinologista Dra. Larissa Luz Albuquerque, que falou sobre diabetes e os cuidados que a terceira idade deve observar com relação à doença.

O presidente da Fundação, Dr. Renato Barcellar, disse que a ideia surgiu por parte do Lions Club de Parnaíba, que é parceiro sempre das atividades realizadas. “Fomos procurados pelo Lions, que falou que desejaria trazendo a endocrinologista Larissa Luz para ministrar uma palestra sobre o tema “diabetes” para um público-alvo que Parnaíba possui, por meio da Fundação, que são os nossos idosos. Realmente são eles que mais precisam desses aconselhamentos sobre o assunto. A endocrinologista falou sobre necessidade de uma boa alimentação, exercícios e também sobre os cuidados sobre a doença. O público compareceu em peso”.

Toda a alimentação, desde café, lanche e almoço, foi preparada sob orientação da nutricionista Patrícia Carvalho e também com apoio da assistente social Betânia Santos, que têm dado sempre assistência na Fundação Dr. Raul Bacellar.

Com apenas 8 anos, a escoteira Gabriela Pires já demonstra a responsabilidade em ajudar o próximo. “É super-legal estar aqui, ajudando de forma voluntária e eu gosto muito. É minha primeira vez, mas espero participar de outros eventos voluntários”, relatou Gabriela, que faz parte do Grupo de Escoteiros Raul Furtado Bacellar.

Atualmente a Fundação conta com 237 idosos. A Dona Zuleide Ferreira do Nascimento, 81 anos, frequentadora assídua da Fundação, relatou a felicidade de sempre participar das atividades. “Não falto de forma nenhuma. Eu participo das atividades da Fundação desde que começou. E hoje vou aproveitar tudo, inclusive vou cortar o cabelo para ficar mais linda”.

Dr. Renato comentou ainda sobre uma declaração do representante do Lions Club de Parnaíba, engenheiro Inácio Albuquerque, que disse ser a Fundação Dr. Raul Furtado Bacellar um patrimônio da cidade porque dá assistência à terceira idade. “Consideramos a Fundação com patrimônio sim. O meu pai viveu 106 anos e nos deixou esse legado. Ele dizia sempre que graças aos mais moços que nos dão assistências e carinhos. Assim a gente pode continuar servindo essa coletividade. Na Fundação, por meio do Dr. Raul, damos a continuidade aos trabalhos, assistências em diversas atividades. O idoso precisa exatamente disso. A Fundação deixou de ser Patrimônio da família, nós temos sempre dito isso. Somos apenas curadores desta  fundação, mas ela pertence à cidade e ao seu povo”, finalizou o presidente. 

Texto e fotos: Camila Neto/Bernardo Silva

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.