Governador do Piauí reage: Zema é o maior inimigo da federação brasileira

Rafael Fonteles e Zema

Para se firmar como possível candidato da direita radical à eleição presidencial de 2026, posto vago por Jair Bolsonaro (PL), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), resolveu apelar ao preconceito regional, tentando jogar o Sul e Sudeste contra o resto do país.

Declarações dadas por ele durante entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, ontem, geraram indignação entre políticos e figuras públicas, da direita liberal à esquerda. Mas excitaram o rebanho bolsonarista nas redes sociais, principalmente aqueles com tendências xenófobas, racistas e separatistas.

Dando respostas do tipo “nós contra eles” ao tratar da tramitação do projeto de Reforma Tributária, Zema defende que o Sudeste e o Sul precisam ir além do protagonismo econômico e garantir também o protagonismo político sobre o restante do país. O respeito ao federalismo? Que se exploda.

E desceu fundo ao comparar o Nordeste, o Centro-Oeste e o Norte com “vaquinhas que produzem pouco”, mas recebem “tratamento bom”, enquanto o Sul e o Sudeste são as que “produzem muito” e não teriam o mesmo tratamento.

Da parte dos governadores foi o piauiense Rafael Fonteles que puxou a reação. O governador do Piauí escreveu numa rede social: No momento em que o nosso país mais precisa de união, o Governador Zema, de Minas Gerais, em sua entrevista ao Estadão, revela-se o maior inimigo da federação brasileira. Quem apostar contra a união do povo brasileiro vai perder!!!(Pensarpiaui)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.