A exoneração de Washington Bandeira da Secretaria de Estado da Educação do Piauí foi publicada no Diário Oficial dessa sexta-feira (26), com efeitos a partir do dia 31 de dezembro deste ano. A mudança no comando da pasta já havia sido anunciada previamente pelo governador, que informou que Bandeira passaria a atuar na coordenação de seminários voltados à elaboração do futuro plano de governo, com foco no processo eleitoral de 2026.
Além da nova função administrativa, Washington Bandeira é apontado como o principal nome cotado para compor a chapa majoritária do governador Rafael Fonteles como candidato a vice nas eleições de 2026.
Com a saída de Bandeira, o governador nomeou o então superintendente executivo da Seduc, Rodrigo Torres, para assumir o comando da secretaria. A nomeação foi publicada também na edição dessa sexta-feira (26) do Diário Oficial do Estado do Piauí, estabelecendo que o novo secretário passa a responder pela pasta a partir do dia 1º do próximo mês.
Rodrigo Torres é servidor público federal da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Ele é mestre e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, formação que integra sua trajetória profissional no serviço público e em funções ligadas à formulação e gestão de políticas governamentais em diferentes áreas da administração.
Ao longo da carreira, Rodrigo Torres ocupou cargos no Governo Federal, incluindo o de secretário nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente e presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ele também atuou no Ministério da Educação e no Ministério dos Direitos Humanos, exerceu funções de chefia de gabinete e integrou a Escola Nacional de Administração Pública como diretor de Educação Executiva, além de ter participado de cursos de formação na Universidade de Harvard e na Universidade de Georgetown. 9Davi Fernandes/Gp1)