Governo do Estado faz novos cortes de salários dos Professores da UESPI em Greve.

Uespi:Campus da Parnaíba
O Governo do Estado fez novos cortes de salários dos Professores da UESPI em Greve. E novamente escolheu um pequeno grupo para perseguir.No mínimo ele praticou dois crimes dentro do entendimento de alguns: assédio moral e peculato.”Estou estarrecido. Além de desobedecer a ordem do Judiciário, ainda supostamente se comete o *crime de peculato*- comenta um professor prejudicado.
Art. 312, Código Penal – Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio:
Pena – reclusão, de dois a doze anos, e multa.
A Lei 14.612, de 2023 define assédio moral como conduta praticada no exercício profissional por meio da repetição de gestos, palavras faladas ou escritas ou comportamentos que exponham o estagiário, advogado ou qualquer outro profissional a situações humilhantes e constrangedoras, capazes de lhes causar ofensa à personalidade, à dignidade e à integridade psíquica ou física, visando excluí-los de suas funções ou desestabilizá-los emocionalmente (Fonte: Agência Senado)
A Justiça sentenciou que a Greve é legal e determinou a devolução dos salários cortados mês passado. Desta vez ele fez cortes maiores.
“O Governador escolheu 63 professores sindicalizados como “bodes expiatórios”. Uma clara, descarada e destemida ação de perseguição política e assédio moral.
O Rafael reina em absoluto num total abuso de autoridade. Ele tem o judiciário e o legislativo. Ele não teme a nada. Estamos numa ditadura no Estado do Piauí”- pontua uma sindicalista.
De acordo com os professores grevistas, “o Desembargador Agrimar é o único que está do nosso lado e do lado da lei. Se nossa causa for para instâncias superiores, ele tem a maioria dos desembargadores, que têm seua reajustes salariais em dia.
Lembrando que nós, docentes da UESPI já estamos há dez anos sem reajuste salarial. Já acumulamos quase 70% de perda do poder de compra dos nossos salários”.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.