
Diplomata Maria Luiza Ribeiro Viotti (Foto>Jefferson Rudy/Ag. Senado)
A ala ideológica radical do Ministério das Relações Exteriores, que contamina a política externa brasileira, tenta fazer Lula (PT) agravar a crise com os EUA chamando de volta a embaixadora Maria Luiza Viotti, que já não tem muito a fazer em Washington. Essa turma defende até que Viotti abandone os EUA no voo de Lula, nesta quarta (24). Seria em “resposta” às sanções contra autoridades brasileiras acusadas de violar direitos humanos e de perseguir adversários ou de ajudar os violadores.
Cada vez pior
Chamar de volta a chefia da embaixada é gesto grave, na escala de tensões entre países. Precede o rompimento das relações diplomáticas.
Vergonha mundial
Com três ministros, o governo Lula está entre os mais sancionados, no mínimo, com proibição de entrar em território americano.
Recorde supremo
No STF, a situação é ainda pior: nenhum país tem oito dos ministros de suprema corte sancionados, um deles incurso na Lei Magnitsky.
Passeio garantido
Mesmo limitado a circular apenas entre hotel e a ONU, o ministro Ricardo Lewandowski não se fez de rogado e acompanhou Lula a Nova York.(Cláudio Humberto)