Com menos fluxo de veículos e pedestres nas vias de Parnaíba, em virtude de decretos estaduais de restrição e isolamento social, alguns condutores de veículos aproveitam para dirigir com mais velocidade, o que pode potencializar risco de acidentes e sobrecarga no atendimento de urgência em hospitais da região, comprometendo leitos que podem ser utilizados para eventuais casos mais graves da Covid-19.

O Coordenador Antônio Soares informa que o trabalho da Guarda Municipal é feita em quatro frentes, sendo que as equipes auxiliam as ações da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Vigilância Sanitária e a fiscalização rotineira de trânsito. Em relação às ações de fiscalização, Soares destaca que nesse momento os agentes estão focando no trabalho de educação no trânsito, porque o período requer ações de conscientização e orientações aos condutores de veículos.

“Os agentes estão em ações de campo de forma constante e em várias regiões na cidade, em locais de maior fluxo de veículos. Recebemos denúncias de algumas práticas de ‘rachas’ na Avenida São Sebastião, e enviamos as equipes para averiguar e coibir essa prática perigosa e que pode contribuir para muitos acidentes, tanto com motoristas quanto pessoas que estejam nas imediações. O trabalho das equipes da Guarda Civil de Parnaíba não é só de punir, mas de levar orientação e conscientização a motoristas e pedestres. Nesse sentido, faremos várias ações educativas de trânsito nos principais eixos viários do município, entre eles as avenidas Dr. João Silva Filho e São Sebastião”, ressaltou. (Fonte:SupCom)