O economista Marcos Holanda assumiu o comando do Banco do Nordeste(BNB) na tarde desta sexta-feira,15, numa solenidade na Capital do Ceará, onde os governadores nordestinos não compareceram. O governador do Ceará, Camilo Santana(PT), foi o único a comparecer ao evento que foi marcado pela presença, em grande número, do grupo mais próximo ao senador e líder do PMDB, Eunício Oliveira(CE).
Marcos Holanda depois de assinar o termo de posse com o representante do Ministério da Fazenda, Ariosto Culau, que também é o presidente do Conselho de Administração do BNB – agradeceu a Presidenta Dilma Rousseff, ao ministro Joaquim Levy e ao senador Eunício Oliveira.
Holanda foi o único a falar na solenidade. Ele defendeu que o BNB deve ser fortalecido para atender a quem mais precisa, “as famílias nordestinas e empresas nordestinas criando riqueza e desenvolvimento para a região”, disse
A ausência dos governadores revelou a traumática articulação feita por governadores ,e com a grande maioria da bancada do Nordeste no Congresso Nacional, que chegou a apoiar, formalmente, a recondução de Nélson de Souza na presidência do BNB. Nélson não compareceu a solenidade. O evento chamou atenção, também, pois conjugou tanto a posse como a assunção ao cargo. Normalmente, a posse se dá na sede do Ministério da Fazenda, em Brasilia, ao qual o banco é ligado para depois se dar a transmissão do cargo, tradicionalmente, em Fortaleza, sede da Instituição. Dessa vez foi realizado de forma conjunta.(Com informações da Agência Política Real)
