Wellington Dias comemora novo recorde
O ministro Wellington Dias comemorou os dados do IBGE divulgados nesta sexta (10), que mostram que o Brasil alcançou o menor patamar de fome da história. A marca se soma à saída do Mapa da Fome da ONU, também registrada esse ano. As duas conquistas vieram em tempo recorde, com apenas dois anos de gestão de Wellington no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a Fome, com apoio do presidente Lula no Governo do Brasil. Eles atribuem o resultado à retomada das políticas públicas sociais no país. Em 2022, os dados da pesquisa mostravam 33 milhões de pessoas passando fome no país. A queda registrada hoje, mostra que mais de 26 milhões de pessoas deixaram essa condição.
A verdade:A maior taxa de insegurança alimentar do Nordeste
Veja só: com base em dados do IBGE, o site UOL informa neste domingo que o Piauí tem a maior taxa de insegurança alimentar do Nordeste, com 39,3% das pessoas tendo algum grau de dificuldade para comer ou para se alimentar adequadamente.
Terceiro pior indicador
O Estado tem um dos piores indicadores de fome no país, atrás do Pará (44,6%) e de Roraima (43,6%).
Os dados citados estão no módulo Segurança Alimentar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada na última sexta-feira pelo IBGE.

Situação vexatória
Por essas estatísticas, quatro em cada dez piauienses enfrentam insegurança alimentar, definida em três níveis: leve, quando existe preocupação ou incerteza quanto ao acesso a alimentos e redução da qualidade para não afetar a quantidade; moderado, quando há redução da qualidade e/ou da quantidade de alimentos entre adultos; e grave, quando a falta de qualidade ou a redução na quantidade de alimentos se estende a menores de 18 anos de idade.

Olha a cara limpa
Diz o UOL: na semana passada, apesar dos números negativos para o Piauí, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, senador pelo PT no Estado, de férias em Portugal, celebrou dados que considera positivos.
Ele, que governou o Piauí por quatro vezes desde 2003, em publicação no seu perfil na rede social X, na sexta-feira, afirmou que os dados do IBGE divulgados naquela data “confirmam um marco histórico: o Brasil alcançou o menor nível de fome de toda a sua história”. E citou que “a proporção de lares em insegurança alimentar grave caiu de 15% em 2021/2022 para 3,2% em 2024”.
No Piauí tem desse tipo que mente, mente, que fica demente. Nem sabe o que fala.
E ele ainda promete
Otimista, o ministro disse que a meta do governo vai além: “Nenhum brasileiro deve viver com a incerteza da próxima refeição. Com trabalho, amor e respeito ao país, o Brasil prova que está do lado certo: do lado do povo brasileiro”.
Não ria, ele se refere ao brasileiro. O Piauí está só no mapa do Brasil e segue governado pelo time do ministro.(Portalaz/Direto da Redação)