INDUSTRIALIZAÇÃO PRA QUÊ?

                              Zózimo Tavares e seu livro “Aprendiz de Feiticeiro”
O Piauí tem os seus derrotistas, aqueles que não se deixam encantar com os discursos oficiais. Eu sou um desses derrotistas, com muito desprazer. Mas estou para virar a casaca, Quem nasceu para pregar no deserto foi João Batista. E assim mesmo acabou com a cabeça numa bacia, separada do corpo.
De uns tempos para cá, desandei a ler uns livros de autoajuda, aqueles que ensinam a ver o  lado bom das coisas ruins. Em primeiro lugar, eles ensinam que as aparências enganam. Ou seja, nem tudo que parece, é. Portanto, não devemos fazer uma leitura simplista e linear da realidade que nos cerca.
E é assim que estou começando a lançar um novo olhar sobre o Piauí e seu “Governo do Desenvolvimento”. Vejo nos jornais o deputado Antônio Uchôa(PDT) criticando o Programa Luz para Todos por ter sido um fracasso reiterado no Piauí. O programa não atingiu nem 20 por cento da meta.
Melhor assim, deputado! Pense no lado bom do caso. Se o Luz Para Todos tivesse dado certo, onde estaríamos a estas alturas? A energia produzida no Piauí não seria suficiente para alimentar todo o sistema. Se hoje já não dá para assistir a novela das 6 na maioria das cidades do interior, imagine o Luz Para Todos a todo vapor.
É preciso acabar com esses discurso enfadonho da industrialização do Piauí. Indústria pra quê, se o Estado não tem energia para tocá-las? A nossa eletricidade é tão fraquinho que bastou o anúncio de que a Suzano vai montar uma fábrica de papel em Nazária e nunca mais o fornecimento de energia foi o mesmo. Falta energia quase todos os dias em Teresina, sem contar com as oscilações de corrente
Então, se o Piauí fosse um Estado industrializado, onde estaríamos?  No escuro, claro!
POST SCRIPTUM
O texto acima, escrito no dia 7 de novembro de 2008, é de autoria do jornalista Zózimo Tavares e consta do seu livro “Aprendiz de Feiticeiro” – De como o PT chegou ao Governo do Piauí e, uma vez no Poder, meteu os pés pelas mãos”.
Quase 7 anos depois,  situação do Piauí é quase a mesma, não obstante a “babação” dos nossos políticos em favor de Lula e Dilma, que vivem dando “bananas” para os piauienses.
A reprodução do texto se dá porque segunda feira (6) o deputado estadual João de Deus anunciou a retomada do Programa Luz Para Todos e o lançamento do programa federal Energia Mais – substituição de gambiarras.
Dizer o quê? Apenas, cria vergonha, cara sem-vergonha!(Bernardo Silva)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *