Inscrições para 427 casas do Minha Casa, Minha Vida começam em Parnaíba; famílias formam filas durante a madrugada

As inscrições para 427 casas do programa Minha Casa, Minha Vida estão abertas em Parnaíba desde esta segunda-feira (25). Os imóveis ficam no Residencial Dom Rufino IV, fases 1 e 2, e o cadastro segue até 3 de setembro.

Podem participar famílias da cidade com renda mensal de até R$ 2.850 e cadastro atualizado no CadÚnico até 24 de agosto. É preciso não ter imóvel ou financiamento habitacional, além de não ter sido contemplado por programas semelhantes nos últimos dez anos. Também é necessário se enquadrar em critérios de déficit habitacional, como viver em área de risco ou em condições precárias de moradia.

Para quem não dispõe de internet, a inscrição pode ser feita presencialmente em pontos de apoio da Prefeitura, como os CRAS, a SEDESC e a SEINFRA, em dias úteis.

Expectativa e filas durante a madrugada

Apesar de a inscrição poder ser feita online, já na noite de domingo (24) moradores formaram filas nos pontos de atendimento.

Dona Maria Aparecida, dona de casa, foi uma das primeiras a chegar. Ela vive há cinco anos em uma creche no bairro São Vicente de Paula e sonha em conquistar uma moradia própria.

“Esperei isso há cinco anos. Moro numa creche muito quente, tenho um bebê especial e ele vive doente por causa disso. Mesmo com diabetes e sem saúde, dormi na fila para tentar realizar o sonho da minha casinha”, contou emocionada.

Outros moradores relataram histórias semelhantes. “Pago aluguel há 10 anos. Tenho fé em Deus que dessa vez eu vou ganhar a minha casa”, disse Zuriele Costa, também dona de casa.

O procurador da SEDESC, Alberto Loiola, reforçou que o procedimento é autodeclaratório.

“A prefeitura disponibiliza pontos de apoio para auxiliar, mas o servidor não pode preencher a inscrição para o candidato. A conferência dos documentos será feita apenas depois da seleção dos beneficiários”, explicou.

Obras em ritmo acelerado

As obras do Residencial Dom Rufino IV contam com mais de 170 trabalhadores atuando há oito meses. Segundo o encarregado, Marivaldo Veras, as unidades seguem padrão de qualidade.

“São casas pré-moldadas, de boa qualidade, todas com laje e seguindo padrões que garantem rapidez e segurança”, afirmou. 

A técnica em edificações Camila do Nascimento destacou que a estrutura oferece segurança.

“As casas são de concreto armado, o que garante uma estrutura reforçada. É uma tecnologia aprovada e segura, que assegura durabilidade para as famílias”, disse.

Após o encerramento das inscrições, a lista preliminar de beneficiários será divulgada em 24 de setembro. Quem quiser apresentar recurso poderá fazê-lo nos dias 25 e 26 de setembro. A lista final sai em 13 de outubro, com convocação para entrega de documentos no dia 15 do mesmo mês. A entrega seguirá até 21 de novembro, e a análise final será enviada para a Caixa Econômica em 24 de novembro.

No total, quase 500 famílias devem ser beneficiadas nesta primeira etapa do programa em Parnaíba.  (Lucas Zadoque)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.