Iracema Portela destaca importância do outubro rosa

A Procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados, deputada federal Iracema Portella (PP), destacou que, como nos anos anteriores, o Congresso Nacional participa ativamente da iniciativa iluminando seus prédios com a cor rosa e organizando uma agenda de eventos para discutir as estratégias de enfrentamento do câncer de mama. A Bancada Feminina tem participação central nas ações.

As mobilizações em torno do Outubro Rosa acontecem no Brasil desde 2002, com atividades em todo o País. O câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete as brasileiras. Ele representa 25% de todos os tumores que afetam as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Para o ano de 2020, estimam-se 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil. Os casos de câncer de colo de útero foram estimados em 16.590 para 2020″, comentou a parlamentar.

A pandemia da Covid restringiu as ações presenciais, como as caminhadas, palestras e reuniões; mas há alternativas para manter a força do Outubro Rosa. “Vivemos tempos difíceis em que nossas atenções se concentram no combate à Covid-19. No entanto, sabemos que existem outros problemas de saúde pública que precisamos enfrentar. Daí a importância de unirmos esforços em mais uma edição do Outubro Rosa”, falou Iracema.

De acordo com a deputada, durante todo o mês de outubro, várias atividades serão promovidas no Congresso Nacional, com a Bancada Feminina e a Procuradoria da Mulher da Câmara à frente das ações. Haverá, por exemplo, um debate para discutir a realidade do adiamento do diagnóstico e do tratamento de câncer no SUS em razão da pandemia. Outras discussões vão abordar temas como menopausa, saúde mental da mulher com câncer de mama durante a pandemia, o papel do Poder Legislativo na causa oncológica, inovação e futuro da medicina no combate à doença.(Elizabeth Sá)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *