João Vicente Claudino não é candidato a nada

 

O ex-senador João Vicente Claudino tem ganhado exposição na mídia pela insistência em divulgar que é candidato a governador nas eleições de outubro. A última notícia dá conta de que JVC anuncia esta semana, oficialmente, sua candidatura ao governo do estado. É só uma tática para ser seu nome freqüentemente citado em TVs, rádios, jornais, portais e blogs. Se for fazer algum anúncio João Vicente Claudino dirá que não vai ser candidato, porque ele não é.

Desde a semana passada que o ex-senador está de posse do resultado de uma pesquisa de intenção de votos que técnicos e estatísticos contratados pelo grupo Claudino realizaram para ele. João Vicente chegou a chamar o prefeito de Teresina Firmino Filho para, juntos analisarem os números. A conclusão a que chegaram é que os números apontem que são grandes as chances de o governador Wellington Dias permanecer favorito para vencer a disputa até o dia eleição.

Se de fato quisesse ser candidato a governador o único partido que João Vicente não escolheria para se filiar era o PTB. Como um político como ele, que está contra o governo e quer ser candidato contra o governo, vai se filiar a um partido que está na base governista e de lá não quer sair? Dos 5 deputados estaduais e 2 federais, além do senador que o PTB elegeu em 2014, só estão no partido 2 estaduais e 1 federal. Com exceção do senador, os demais saíram porque querem ser candidato pela base.

Os que ficaram, Janaína Marques e Nerinho (estaduais) e Paes Landim (presidente do partido no Piauí), não querem que o PTB deixe o governo. Querem sim que JVC seja candidato pelo partido na aliança com o PT. Como o ex-senador se recusa a dividir o palanque com o governador – e já disse isso reiteradas vezes – não se sabe porque razão ele insiste em afirmar que vai lançar candidatura pelo partido que está filiado mas que continuará a fazer parte da aliança governista.

Com certeza, essa atitude do ex-senador não é com o propósito de se valorizar porque ele não precisa disso. Porém, se for para esnobar o governador ele pouco conseguirá esse intento já que a resposta de Wellington Dias à esse gesto de JVC é está sempre convidando-o para compor com ele a chapa majoritária. João Vicente já exerceu um mandato de senador, tem exercido a política dia-a-dia, principalmente depois que voltou a integrar os quadros de um partido mas age com previsível ingenuidade.

A previsão que aqui se faz é de que esta semana não haverá nenhum anúncio de candidatura de João Vicente, repetindo, porque ele não é candidato a governador. Só haveria uma chance de o ex-senador conseguir tirar o PTB do governo para apoiar o seu projeto: é se o pai dele, o empresário João Claudino, abraçar a candidatura por algum motivo excepcional. Como já se sabe que o próprio é contra a candidatura do filho, é certeza 100% que João Vicente Claudino não é candidato a governador e a nada nesta eleição.

Por: Paulo Fontenele

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.