O Poder Judiciário do Piauí determinou a nomeação dos professores classificados dos concursos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). A sentença foi assinada pelo Juiz de Direito da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina, Litelton Vieira de Oliveira.
As nomeações devem ser feitas até o próximo dia 03 de janeiro. A data coincide com o vencimento do concurso. Em caso de descumprimento da determinação judicial, o Governo do Estado deve pagar R$ 10.000,00 em multas diária.

Os professores chegaram a se reunir com representantes do Ministério Público do Piauí (MP-PI), que já tinha se mostrado favorável ao chamamento dos concursados. Um dos representantes da classe, Fagner Sousa, afirmou que a UESPI também estava cooperando e a lentidão com o processo vinha do Governo do Estado.
“A Uespi fez a parte dela e o governador não assina. Na quinta-feira realizamos uma reunião com o pessoal da reitoria. Aí a Administração Superior enviou a lotação e as justificativas ao Governo da falta de professores e do porque é de suma relevância a contratação de professores efetivos para o andamento e qualidade da instituição”, comentou.
Confira parte do texto da sentença:
(Guilherme Freire)