O deputado federal Júlio Cèsar (PSD) tem feito uso do seu bom trânsito junto ao governo federal para apresentar, nesta última semana, algumas reivindicações ao presidente Jair Bolsonaro (PSL). Uma delas se trata exatamente do repasse de recursos federais ao Piauí e seus municípios.
O parlamentar piauiense citou, em entrevista a imprensa local, que a intenção é persuadir o presidente a considerar as perdas que as unidades da federação tiveram com a criação, em 1988, da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), que tem como base o Imposto de Renda de pessoas jurídicas.
“Só no ano passado isso rendeu R$ 79 bilhões, e disso, praticamente a metade pertence aos Estados e municípios. Nós queremos repor o prejuízo dado pela União no passado, até porque o presidente Bolsonaro tem uma proposta de campanha, reafirmada no dia da posse, de fortalecer o pacto federativo, principalmente os mais fragilizados, que são os municípios”, declarou Júlio César.
Outras questões O deputado ainda tem defendido a permanência do centro de operações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) em Teresina. Além disso, o parlamentar solicitou ao presidente Jair Bolsonaro a manutenção do Banco do Nordeste, que é cotado para ser incorporado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
“Mostramos essas pautas ao presidente, que ficou muito sensível. Juntou todos meus relatórios e ficou de discutir junto com o ministro da economia. Também o convidei para participar de um café da manhã com a bancada do Nordeste”, finalizou Júlio Cèsar.
Por: Natanael Souza