Justiça determina substituição da Polícia Civil por PMs

O desembargador Augusto Falcão Lopes (foto) expediu uma liminar determinando que os policiais civis que estejam paralisados sejam substituídos por policiais militares nas delegacias do Piauí. A decisão foi recebida com surpresa e indignação por parte do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi). A entidade prepara uma paralisação para o próximo dia 15.

“Este é um ato inconstitucional, fere a Constituição Brasileira. Cada polícia tem o seu estatuto, a Polícia Civil trabalha com investigação e a Polícia Militar é a polícia ostensiva”, reclamou o presidente do Sinpolpi, Cristiano Ribeiro.

A liminar foi expedida no último dia 5 e antecipa uma solução para a paralisação dos policiais civis que já havia sido anunciada após fracasso das negociações de reajuste salarial entre a categoria e o governo do Estado. O governo propôs ao Sinpolpi um parcelamento em quatro vezes do reajuste salarial acertado com a categoria no ano passado. Em 2011, o governo acertou que daria, este ano, um aumento de 24% aos policiais civis do Estado. Em função das ameaças de greve, o secretário de Administração Paulo Ivan, de Fazenda Silvano Alencar e de Segurança Robert Rios propuseram parcelar este reajuste ao longo de dois anos.

Segundo a proposta dos secretários os aumentos seriam dados em maio de 2011, novembro de 2011 e, depois, em maio de 2012 e novembro de 2012. Cada aumento seria de 6%,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.