Litoral do Piauí bate recorde com mais de 100 mil visitantes, diz levantamento

Mesmo com a menor extensão de costa do Brasil, o litoral piauiense segue sendo um dos destinos mais promissores do país. O destaque para o sucesso é o Porto dos Tatus, em Ilha Grande, principal porta de entrada para o Delta do Parnaíba, único delta em mar aberto das Américas.

De acordo com as informações recentes da Associação Luís Correia de Turismo (ALCTUR), o litoral do Piauí ultrapassou a marca histórica de 100 mil visitantes no período acumulado de um ano. 70 mil turistas desembarcaram, em 2025, no porto.

Foto: Divulgação/ Governo do Piauí

Cajueiro da Praia
O porto registrou no ano anterior, em 2024, 56 mil passageiros formalmente catalogados. O crescimento de um ano para o outro representa 25% de aumento na visitação do polo de ecoturismo sustentável.

“Este crescimento de 25% no fluxo de turistas no Delta do Parnaíba reflete o resultado direto dos nossos investimentos em promoção e infraestrutura. Estamos consolidando o Piauí como um destino de natureza sustentável e de alto valor agregado, mostrando que o nosso litoral, embora compacto, é gigante em experiências e hospitalidade”, destacou o gestor Daniel Oliveira, Secretário de Estado do Turismo.

O aumento pode ter sido resultado da retomada dos voos que conectam Parnaíba e Fortaleza. A iniciativa incluiu o Piauí na “Rota das Emoções”, fazendo com que a hotelaria de Luís Correia, conforme informa a ALCTUR, opere em sua capacidade máxima. O levantamento revela ainda que o período de 28 de dezembro a 4 de janeiro, marcado pelo Réveillon, é superior a 90%.

Foto: Divulgação / Governo do Piauí

Lagoa do Portinho

Destaques do litoral

Delta do Parnaíba: Famoso pela Revoada dos Guarás e seus labirintos de manguezais.

Lagoa do Portinho: Um santuário de águas cristalinas emolduradas por dunas.

Cajueiro Rei e Árvore Penteada: Monumentos naturais que encantam pelo exotismo e grandiosidade.

Gastronomia: O caranguejo “Toc Toc” e os pratos à base de camarão seguem como o ponto alto da culinária local.(Viagora)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.