Lula (PT) durante discurso em rede de rádio e TV.
Lula (PT) voltou a fazer uso eleitoral da crise com o governo dos Estados Unidos, acusando em rede nacional de rádio e TV o presidente Donald Trump de “chantagem inaceitável”, em razão do anúncio do tarifaço de 50% nos produtos brasileiros importados pelos americanos. Se concretizado, o aumento será fatal para muitas empresas que dependem dessas exportações.
O discurso do petista, em tom de palanque eleitoral, ocorreu durante pronunciamento em rede nacional de rádio e TV nesta quinta-feira (17), afirmando sem provas que o governo brasileiro teria realizado mais de dez reuniões com o governo Trump, sem informar de quem com quem, tampouco o tema, e ainda disse que teria encaminhada uma carta em 16 de maio, que permanece sem resposta.
“Esperávamos uma resposta”, disse Lula, “e o que veio foi uma chantagem inaceitável, em forma de ameaças às instituições brasileiras, e com informações falsas sobre o comércio entre o Brasil e os Estados Unidos”.
Afirmou que tentar interferir na justiça brasileira é “um grave atentado à soberania nacional”, ao se referir ao pedido de Trump para interromper “imediatamente” o julgamento e as perseguições ao ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados.
Lula também atacou no seu palanque eletrônico os políticos de oposição, classificando-os de “traidores da pátria”. (Cláudio Humberto)