Na lista das demissões
O presidente está com tanta raiva diante da patacoada do ministro do Desenvolvimento Social Wellington Dias por ter anunciado aumento no Bolsa Familia que finalmente resolveu tirá-lo do MDA. Segundo se ouve em Brasília.
Decepção geral
Lula decepcionou-se bom Wellington logo nos primeiros dias do governo, ao saber que ele pouco comparecia ao trabalho e que pouco produzia. Mas o índio foi salvo por Janja.
As falhas
Lula chegou a dizer a auxiliares que estava decepcionado com o piauiense pelas falhas dele no Ministério mais importante e teria feito o comentário:
“Eu, sinceramente, não sei como o Wellington foi um bom governador”.
Nunca foi
Wellington nunca foi bom governador. Suas quatro gestões foram desastrosas, temerárias.
Deixou um alto índice de analfabetismo e mais de 30% dos piauienses abaixo da linha da pobreza, passando fome.
Só na mídia
Seus “bons governos” só apareciam na mídia, sempre bem paga.
Puxão de orelhas 1
Lula sempre se referiu a Wellington Dias como “o índio mais sabido do Brasil”, mas como o senador do PT do Piauí é mais índio da Shopee que um indígena de origem, o presidente deu um puxão de orelhas nele, segundo informa a edição impressa de O Globo deste domingo.
Puxão de orelhas 2
Informa O Globo que o presidente cobrou pessoalmente explicações do seu ministro do Desenvolvimento Social sobre a declaração de que o governo estuda um reajuste no Bolsa Família, o que foi desmentido em nota da Casa Civil.
Telefone
Segundo O Globo, Lula ligou na tarde da última sexta-feira para o ministro, que estava no interior do Piauí, após a hipótese de reajuste ter sido admitida por Dias em entrevista publicada pelo portal alemão DW, que questionou a possibilidade diante do aumento da inflação dos alimentos.
Desconversou
Informa o jornal que na conversa com Lula, o ministro explicou que o que quis dizer era que o ministério prepara um estudo do impacto da inflação dos alimentos sobre os beneficiários do Bolsa Família e de que forma isso poderá ser compensado.
Ou seja, culpou o meio por sua mensagem errática.
Gravação
Em sua defesa, ante cobranças do presidente, o ministro enviou ao gabinete presidencial a íntegra da gravação da entrevista.
Aliados do senador pelo Piauí admitem que a declaração foi um erro.
Após ser desmentido pela Casa Civil, o próprio ministro divulgou uma nota negando o reajuste.
Lula agressivo
Wellington estava na comitiva de Rafael inaugurando uma estrada nos Cerrados quando Lula telefonou. O tom nada amistoso da fala de Lula, com palavras fortes e até agressivas, mudou o semblante do ministro, segundo quem se encontrava por perto.
Foto: Reprodução