Mandu Ladino:Deputado sugere nome de um índio a uma das maiores rodovias do Piauí

O deputado federal Osmar Júnior (PC do B) quer que a BR-343, entre Luís Correia e Bertolínia, passe a se chamar “Rodovia Mandu Ladino”. Um projeto de lei de autoria do parlamentar foi apresentado junto à Câmara Federal com esse objetivo. 
Júnior argumenta que Mandu Ladino foi um personagem de feitos épicos na história do Brasil colonial. Durante os séculos XVII e XVIII, quando da expansão da atividade pecuária para interior do nordeste brasileiro, os colonizadores avançaram dizimando as nações indígenas que encontravam pela frente.
A BR 343 tem ao todo 800 km de extensão. Tem seu marco zero na cidade de Luís Correia e segue até o município de Bertolínia, localizado na região centro-oeste do Estado, no início dos cerrados piauienses. “O nome de Mandu Ladino seria um resgate histórico”, avalia o deputado. 
Segundo as pesquisas históricas, usadas para justificar a apresentação do projeto, em 1712, ao presenciar a morte de uma índia por soldado português, Mandu Ladino revoltou-se. Reuniu vários índios, retornou ao local onde se deu o assassinato da índia e matou todos os soldados integrantes da guarnição militar. 
O acontecimento era o surgimento do maior movimento de resistência indígena ao genocídio praticado pelo colonizador em território piauiense. Após o ataque a guarnição militar retorna à tribo Arani, onde mais tarde foi elevado a condição de cacique. 
Chefe de sua tribo, lidera também índios de outras tribos, organizando revoltas que assolam o interior da província, levando medo aos moradores das fazendas e atraindo para si o ódio dos colonizadores. Depois de muitas batalhas, foi morto por um tiro fatal quando atravessava à nado um rio. Seu corpo desapareceu, sua existência virou lenda, relata a justificativa do projeto.Portalaz

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.