Mão Santa visita empreendedores no DITALPI e promete apoio para o desenvolvimento da fruticultura

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, junto com o secretário do Meio Ambiente e Setor Primário, Paulo Eudes Carneiro, acompanhados de assessores, visitaram, nessa quinta-feira (16), algumas propriedades rurais, no Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos do Piauí – DITALPI.
A primeira parada foi na propriedade do empreendedor, Josenilto Lacerda, produtor da “Cajuína Cristal”, que foi destaque, em 2015, no Salão Internacional de Restaurantes, Hotelaria e Alimentação, Sirha, maior feira de negócios de foodservicedo mundo. Josenilton Lacerda fez questão de mostrar as instalações físicas de sua propriedade e explicar para o prefeito as técnicas de produção da Cajuína Cristal.
Em seguida, o prefeito Mão Santa visitou outras propriedades que produzem uma grande variedade de frutas típicas da região. O produtor, Edeilson Alves Cardoso, de Petrolina, no Estado de Pernambuco, inovou em sua propriedade com a implantação de alguns hectares de uva, uma fruta típica de clima frio. “A vantagem de produzir uva no Projeto é o preço mínimo que conseguimos na hora de vender o produto. Enquanto em outros locais o preço varia muito. Aqui conseguimos estabilizar o preço e mesmo com a grande dificuldade na produção, estamos animados com a iniciativa”, pontuou o produtor.
Vila do Leite
A comitiva do prefeito Mão Santa visitou ainda duas propriedades de criação de bovino e de produção de leite. Na propriedade do empresário Merval Filho, o prefeito teve a oportunidade de ver todo o processo de ordenha e conversar com técnicos e funcionários da Fazenda. O engenheiro agrônomo, José Bompet, teceu explicações e comentários acerca do sonho de implantar no Ditalpi a “Vila do leite”. “Esse é um sonho e um projeto antigo que existe na bacia leiteira. O objetivo seria trazer todos os pequenos produtores da zona urbana das cidades da região para a Vila do leite. Os pequenos produtores têm dificuldades na produção por falta de estrutura na zona urbana, condições que temos em abundância aqui no Ditalpi.”, ressaltou José Bompet.
A empresa cearense “Agrícola Famosa”, foi a última propriedade visitada pelo prefeito Mão Santa e sua comitiva. Ele foi recepcionado pelo gerente da empresa, o engenheiro agrônomo Bernardo Ricardo Ehle, que fez uma explanação geral das atividades agrícolas da empresa cearense, que é a maior produtora e exportadora de melão do Brasil. No Projeto a empresa cearense trabalha com muitos hectares de plantação de abacaxi e banana, gerando  centenas de emprego para trabalhadores da região. Bernardo Ehle ressaltou ainda a excelente qualidade da mão de obra dos trabalhadores piauiense e a vontade da empresa de crescer ainda mais com a implantação da segunda etapa do projeto. “O projeto em si gera muita insegurança para a empresa, pois é um projeto antigo que por muito tempo ficou subutilizado e sua infraestrutura é obsoleta e precisa de manutenção”, disse.
O engenheiro disse ainda que o distrito tem um planejamento de investir para melhorar os investimentos. “Com a implantação da segunda etapa pode-se gerar muito emprego para a região, mas para isso precisamos resolver esses pequenos entraves, que acreditamos hoje estar mais fácil de resolver do que há 3 ou 4 anos. Com essas melhorias nós iremos colocar o Piauí no mapa da produção de banana. Se nós tivéssemos um porto aqui no litoral poderíamos exportar 60 contêineres de frutas por semana, e esse empreendimento geraria em média 600 novas vagas de emprego”, frisou.
O prefeito Mão Santa ficou entusiasmado com o potencial de produção das propriedades rurais visitadas e prometeu empenho, junto com o Secretário Paulo Eudes, no intuito de ajudar ao máximo esses produtores. Mão Santa enfatizou também que irá dar condições para que todos os produtores vendam seus produtos para o Município. “Vamos levar esses produtos e incorporá-los no cardápio da merenda das escolas do Município”.(Sup. de Comunicação)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.