O deputado estadual Marden Menezes (PSDB), criticou a aprovação da Mensagem do Governo do Estado, na Comissão de Administração Pública e Política Social, que concede o reajuste dos trabalhadores ativos e aposentados da Educação do Estado em 4,17%. Conforme declarou o parlamentar, o reajuste apresentado pelo executivo estadual corresponde somente a ⅓ do valor solicitado pela categoria.
O parlamentar considerou uma injustiça o fato da categoria não poder acompanhar a votação devidamente
“Não é porque nós estamos em um estado de calamidade pública que nós vamos cometer injustiças, ou votações como essas em sistema virtual, onde a população, ou principalmente os mais interessados nesse caso, os professores, não podem acompanhar devidamente”, criticou.
“A Assembleia legislativa autorizou a realização de uma audiência pública. A oferta do governo é muito inferior solicitado pela categoria. Ela é ⅓ do percentual estabelecido pelo Governo Federal. Nós não podemos simplesmente no período de calamidade, por estarmos aqui votando sem a presença da categoria interessada, aprovar uma matéria que desagrada todos os professores do Piauí”, argumentou o deputado.
Após solicitação da deputada Teresa Britto, a casa legislativa realizará uma audiência pública remota para a discussão da mensagem, que está prevista para ser realizada no dia 8 de abril.
O relator do projeto, deputado João de Deus (PT) acatou emenda da deputada Teresa Britto (PV) que garante a entrada em vigor do aumento a partir de sua publicação no Diário Oficial do Estado.