Nem a indicação foi feita e o nome da ex-deputada federal Margarete Coelho para presidência da Caixa Econômica Federal (CEF) foi confirmado, mas ela já começa a receber críticas nos corredores do banco público.
Servidores de carreira devem fazer um manifesto denunciando que Margarete não estaria apta ao cargo em razão do descumprimento de requisitos existentes na Lei das Estatais.
A informação sobre uma espécie de campanha contrária, mostrando que Margarete não tem experiência para o cargo é do portal Estadão.
Segundo a reportagem assinada pela jornalista Roseann Kennedy, entre os tópicos usados para destacar a falta de experiência da ex-deputada destaca-se o fato de ela não ter dez anos de experiência no setor público ou privado na área de atuação da empresa da empresa pública.
Também não teria quatro anos de experiência em cargos de direção ou de chefia superior em empresa de porte ou objeto social semelhante ao da Caixa ou ainda em cargo em comissão ou função de confiança equivalente a DAS-4 ou superior, no setor público.
A oposição funcional à nomeação de Margarete Coelho para comandar a CEF diz ainda que ela não tem experiência nem como profissional liberal em atividade direta ou indiretamente vinculada à área de atuação da empresa pública ou sociedade de economia mista.
Na plataforma Lattes, que exibe currículos acadêmicos, a ex-deputada atualizou em março suas experiências, listando-as nas áreas do Direito e na política. Ela é doutora em Direito e Políticas Públicas, exerceu mandatos de deputada estadual, federal e vice-governadora do Piauí.
Relata o currículo de Margarete Coelho na plataforma Lattes que ela tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Eleitoral, atuando principalmente nos seguintes temas: representação política, violência política, mulheres na política, partidos políticos, cidadania, democracia e eleições…. atuou como coordenadora do pacote anticrime, relatora da lei de segurança nacional e do novo código eleitoral”.
Atualmente, Margarete Coelho é diretora financeira do Sebrae, cargo que assumiu neste ano.
Fonte: Portal AZ