No último sábado (03), os médicos vinculados ao município de Parnaíba e ao município de Picos aderiram à paralisação de cinco dias que tem início nesta segunda-feira (05) e segue até a próxima sexta-feira (09). A medida faz coro às reivindicações levantadas pelos médicos ligados à Secretaria de Saúde do Estado (SESAPI) e à Fundação Municipal de Saúde (FMS), em Teresina, que lutam por reajuste salarial e condições mais dignas de trabalho nos hospitais.
Assim como na capital e nos hospitais pertencentes Estado, nessas duas cidades, serão realizados apenas os atendimentos de urgência e emergência. Os atendimentos eletivos como cirurgias, exames, consultas ambulatoriais e atendimentos do Programa Saúde da Família (PSF) estarão suspensos.
O diretor Regional do Sindicato dos Médicos do Piauí (SIMEPI) em Parnaíba, Dr. Osvaldo Gomes, afirma que a mobilização dos médicos vinculados à Prefeitura daquela cidade é bastante expressiva e informa que uma manifestação em frente ao Hospital Regional Dirceu Arcoverde já está prevista. “Convocamos todos os nossos colegas a participarem desse movimento e obtivemos uma aceitação muito boa. Na terça-feira (6) iremos realizar uma manifestação em frente ao Hospital Dirceu Arcoverde”.
Além da falta de estrutura dos hospitais nesses municípios, a categoria médica também reclama da carência de profissionais e da sobrecarga de trabalho.Portalaz