Um grupo de médicos do Piauí se reuniu e criou uma vaquinha virtual para arrecadar dinheiro com o objetivo de ajudar no combate à pandemia do coronavírus. O grupo teme pelo desabastecimetno, rede de saúde pública e privada, dos chamados Equipamentos de proteção Individual (EPIs), que incluem máscaras e aventais usados pelos profissionais de saúde do estado.
Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com
A vaquinha virtual tem como objetivo arrecadar R$ 50 mil e já conta com 345 apoiadores, arrecadando o valor de R$37.031,80 até o momento de publicação da matéria. O grupo também espera contar com a parceria de ateliês que confeccionarão os equipamentos. Quem desejar ajudar pode fazer a doação pelo site https://www.vakinha.com.br/vaquinha/covid-piaui.
De acordo com o médico Marcelo Nunes, um dos idealizadores da ação, os hospitais do Paiuí não possuem um estoque suficiente para garantir a proteção dos profissionais de saúde, durante todos os meses da pandemia. Ele afirma que os profissionais estão motivados para o trabalho, mas necessitam dos equipamentos de proteção.
“A grande preocupação não é o corpo clínico. Os profissionais estão motivadas, mas temos uma preocupação grande com os equipamentos de proteção individual, que não estão em um volume adequado. Esse material é específico porque precisa ser impermeável, em uma quantidade suficiente para proteger a equipe. Veio a ideia de juntar um recurso financeiro que seja suficiente para comprar a matéria-prima como o TNT, materiais impermeáveis. Estamos enviando o material aos ateliês que se desejam ajudar, e eles estão fazendo toda a confecção dos aventais”, afirma o médico.
O material confeccionado é enviado para a Vigilância Sanitária antes da distribuição. Isso garante a segurança dos profissionais da saúde e dos pacientes. (Com informações de Lídia Brito)