Por Camila Neto
Na tarde desta segunda-feira(24) tive a oportunidade de falar sobre minha profissão com alunos do 2º ano de Informática da IFPI. Confesso que a princípio me veio um pouco de receio mas, quando se trata de desafio dado, pode ter a certeza que o desafio será aceito concluído com sucesso.
Falei a respeito tipos de gênero informativo. Expliquei a diferença entre entrevista, notícia e reportagem. Discorri um pouco sobre a estrutura da notícia e mostrei algumas matérias.
Relatei que a mídia divide-se basicamente em veículos eletrônicos (rádio, televisão e Internet) e impressos (jornais e revistas). Cada um destes meios tem suas características próprias. Portanto, a divulgação de notícias depende do conhecimento sobre como funcionam os diferentes veículos de comunicação, para atender plenamente às exigências editoriais e operacionais de cada qual.
Que tarde incrível! Que turma animada e de curiosidade bem aflorada! Além de transmitir um pouco da minha experiência (estou engatinhando), pudemos nos referir um pouco sobre a questão assédio no ambiente de trabalho. Outro ponto fundamental que pontuei foi a necessidade de se trabalhar o jornalismo com ética e de forma imparcial.
Finalizei minha participação com seguinte frase: “Ser jornalista é dividir com o leitor diversas histórias e situações. Essa profissão me fascina a cada dia e não me vejo em outra profissão”.