Eduardo Bresciani, O Globo
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, usou uma brecha na legislação que proíbe o nepotismo na administração pública e fez de Clementino Coelho, seu irmão, presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) durante praticamente um ano.
A estatal tem um orçamento de R$ 1,3 bilhão aprovado para 2012. Após questionamentos do Estado, o governo anunciou que vai trocar o comando. Segundo nota da Casa Civil, Guilherme Almeida será nomeado nos próximos dias para a presidência da estatal. Clementino continuará como diretor.
Bezerra está na berlinda por ter privilegiado seu Estado, Pernambuco, com a destinação de recursos para a prevenção de desastres e pelo abandono de diversos lotes da obra da transposição do Rio São Francisco. A saída de seu irmão da presidência da Codevasf é uma forma de tentar atenuar seu desgaste político.
Clementino assumiu o comando da estatal em 24 de janeiro de 2011, 21 dias depois que Bezerra tomou posse no Ministério da Integração.Blog do Noblat
Além do fato:
Enquanto isso, as “otoridades” do meu Piauí não conseguem indicar o presidente da Codevasf, luta que já dura mais de um ano. O governador Wilson Martins tinha como certa a indicação do irmão Rubens Martins, já que a vaga era do PSB, partido do governador. Wellington Dias, senador do PT, também andou querendo dar “pitaco. E nada. Enquanto isso, por cima da lei, o ministro Bezerra fazia e acontecia, “em cima da carne seca”. Desprestígio é isso aí, Piaui!!!.B.Silva