Quem passou pelo Ação Global teve a chance de conhecer a Sala do empreendedor, que contou com um espaço específico para atende o Microempreendedor Individual (MEI). O objetivo foi facilitar a vida de quem trabalha por conta própria e tem o desejo de se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI).
Para realizar o processo de formalização no local, ao empreendedor era solicitado o RG, CPF, título de eleitor, recibo da última declaração do Imposto de Renda e comprovante de endereço. Depois dessa ação o interessado era orientado a procurar a Sala do Empreendedor para se formalizar.
“No estande do MEI atendemos os desejam sair da informalidade e também instruímos os que estão procurando algum tipo de orientação”, informou Coordenador da Sala do Empreendedor, Humberto Alencar.
O coordenador Humberto Alencar foi só elogios ao novo secretário Desenvolvimento Econômico e Projetos Especiais. “O secretário Edrivando Barros, veio trazer um impulso legal, tanto na secretaria como sala do empreendedor. Estamos fazendo um trabalho de divulgação, mostrando os serviços disponíveis na secretaria, juntamente com Sala do Empreendedor. Nosso principal foco na secretaria é o microempreendedor individual (MEI)”, destacou.
Ainda Segundo coordenador, a falta de conhecimento sobre o assunto tem dificultado muito o microempreendedor. “O trabalho do MEI está em Parnaíba há 3 anos prestando assessoria para Microempreendedor Individual. Vamos iniciar um trabalho inédito aqui em Parnaíba. Vamos visitar vários mercados e mostrar os benefícios de legalização para aquelas pessoas que trabalham em um negócio próprio”.
O Secretário Edrivadro falou que os microempreendedores vão poder ter acesso a uma linha de crédito para ampliar seus negócios, assim fazendo seu capital de giro. “A parceria foi firmada com o Banco do Nordeste, com objetivo levar importantes informações dos Microempreendedores Individuais e o banco disponibilizará recursos destinados aos microempreendedores e com isso ocorrerá o desenvolvimento da cidade”, comentou.
Os benefícios de quando você vira MEI e contribui para INSS:
Além de se regularizar perante a receita federal, a formalização do seu trabalho traz um monte de benefícios para alavancar seu sucesso pessoal e profissional, como:
Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ)
Facilitação de abertura de conta bancária e benefícios bancários como: cartão de crédito, empréstimos, cheques, emissão de nota fiscal, entre outros.
Isenção de Tributos Federais como Imposto de Renda, PIS entre outros.
Pagamento de um valor fixo e baixo de contribuição mensal.
Possibilidade de ter um funcionário registrado para auxilio no seu negócio;
Usufruir de Benefícios como Aposentadoria, Auxílio Maternidade, Auxílio Doença, entre outros.
Texto/Fotos: Camila Neto