No Japão, Rafael Fonteles assina acordo para projeto de energia éolica no litoral

Rafael Fonteles cumpre agenda no Japão | Reprodução- Redes Sociais

Após fechar vários acordos de cooperação na China, o governador Rafael Fonteles e sua comitiva desembarcaram no Japão, no último sábado (28), para a segunda etapa da viagem no continente asiático. Na manhã de hoje, o chefe do Executivo estadual anunciou que assinou com a Shizen Energy um Memorando de Entendimento (MoU) para a implementação de um grande projeto de energia éolica offshore no litoral do Piauí.

‘Esse projeto envolve investimentos da ordem de R$ 25 bilhões, o que pode representar um divisor de águas na produção de energias renováveis no Brasil, tendo o Piauí como protagonista nesse processo”, afirmou.

Ainda em Tóquio, Fonteles participou de uma reunião na Mitsubishi onde apresentou as potencialidades do estado no agronegócio, mineração e economia verde. ”Agradeço ao gerente geral adjunto do grupo Mitsubishi, Jun Fujino, e a toda a equipe que recebeu tão bem a nossa comitiva. Esperamos firmar boas parcerias que possam levar mais investimentos e desenvolvimento para o Piauí”, disse.

Agenda no Japão 

Na terça-feira (31), na cidade de Nagoia, o governador e sua equipe visitam o Toyota Commemorative Museum of Industry and Technology, onde terão uma reunião de trabalho. De volta a Tóquio, os piauienses terão encontro com a Toyota, quando conhecerão os planos de descarbonização (carros híbridos e elétricos) da empresa. Fonteles também irá na embaixada do Brasil em Tóquio, onde terá reunião com empresários da área de energia, finalizando a agenda da terça-feira.

Na quarta-feira (1º), a primeira visita será na Toyo, empresa fabricante de pneus e materiais de borracha. As oportunidades de investimentos em hidrogênio verde no Piauí também serão apresentadas neste encontro. De lá, o governador e o grupo seguirão para a plataforma de Inovação da Universidade de Tóquio (UTokyo IPC), onde será encerrada a segunda etapa da viagem à Ásia. A terceira etapa será na Coreia do Sul, a partir do dia 2 de novembro.(André Moura)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.