No pleito, número de cidades do Piauí com forças federais pode chegar a 136

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí solicitou o envio de forças federais para mais 24 municípios piauienses terem sua segurança reforçada durante as eleições gerais deste ano.

O Tribunal Superior Eleitoral já autorizou o envio do reforço para 112 municípios do estado (totalizando 114 zonas eleitorais), e, caso aprove a nova solicitação feita pelo TRE-PI, o número total de cidades que receberão homens das Forças Armadas durante o pleito pode chegar, portanto, a 136.

Na tarde desta segunda-feira (17), o TRE-PI realizou uma reunião para debater o plano de segurança das eleições de 2018, com a presença de vários juízes eleitorais do estado, do procurador regional eleitoral Patrício Noé da Fonseca; do secretário estadual de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira; do comandante-geral da PM-PI, coronel Rubens Pereira; e do tenente-coronel Francisco Nixon Lopes, comandante do 25º Batalhão de Caçadores, representando o comandante-geral das tropas do Exército no Piauí e Ceará, general Cunha Matos, que não pode comparecer à reunião

A reunião de planejamento ainda contou com a presença de representantes das Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal e da Guarda Civil Municipal.

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente em exercício do TRE-PI, disse estrar tranquilo de que, com o trabalho conjunto de todos os órgãos de segurança e do Judiciário, as eleições no Piauí devem ocorrer sem maiores transtornos. 

Cerca de 5.400 PMs serão escalados para a operação conjunta. De acordo com o comandante da PM, coronel Lindomar Castilho, pelo menos um PM será destacado para fazer a segurança cada local de votação. E uma parte do efetivo ficará responsável por realizar o policiamento ostensivo nas cidades.

O coronel Rubens Martins, secretário de Segurança Pública, ressaltou que haverá um centro de comando e controle instalado na sede da secretaria, onde o Judiciário poderá acompanhar em tempo real as ocorrências relacionadas à votação.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.