De acordo com o calendário eleitoral hoje é o último dia para que o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí julgue todos os pedidos de registro aos cargos de governador, vice-governador, senador, suplentes, deputados federais, estaduais. Até o momento, de acordo com o TSE, 45 candidaturas ainda não foram julgadas e publicadas no Estado.
Uma espécie de “mutirão” do judiciário nesta segunda (12) deve finalizar a análise de todos os pedidos de registro, das 429 candidaturas, 362 foram deferidas e consideradas aptas a disputar o pleito, 84,3% do total, 22 candidaturas foram consideradas inaptas, um percentual de 5,1% e 45 pedidos ainda não foram julgados, um total de 10,4 %.
Dos candidatos majoritários que disputam o Governo do Piauí apenas duas candidaturas não foram julgadas ainda, aguardam uma definição Lourdes Melo (PCO) e Gessy Lima (PSC). Gessy inclusive teve dois pedidos de impugnação contra a sua candidatura, um do próprio tesoureiro do PSC e outra do partido PMN. No caso de Lourdes Melo o caminho deve ser o indeferimento da candidatura, o vice da candidata, Ronaldo Soares, renunciou à disputa. Para o senado todas as candidaturas foram deferidas, a exceção de Fábio Sérvio que também renunciou.
FOTO: Arquivo O DIA
Agir e PSC tem quase toda a chapa federal indeferida
Um caso em meio às 25 rejeições dois partidos chamam a atenção. O Agir, ex-PTC, teve seis das onze candidaturas a deputado federal indeferidas pela justiça. Não poderão disputar a eleição os candidatos Brito da Saúde, Carlos Gabriel, Cassio Liberato, Clea de Paula Cortez e Lucilene Silva. O candidato Francisco de Assis Silva também teve a candidatura indeferida, porém entrou com um recurso. Todas as candidaturas indeferidas tiveram como alegação a ausência de requisito de registro.Já o PSC tem oito candidatos a deputado federal aguardando julgamento.(Tarcio Cruz/O Dia)