Núcleo de Educação da Vigilância Sanitária faz visitas aos bordéis de Parnaíba

O Núcleo de Educação do Serviço Municipal de Vigilância Sanitária deu prosseguimento esta semana às atividades de levar até às casas de prostituição palestras, treinamentos, fiscalizações, como rotineiramente costumam acontecer.

De acordo com a coordenadora do Núcleo, Aparecida Ferreira, o grande objetivo das palestras é minimizar casos de sífilis, doenças sexualmente transmissíveis em geral. “O núcleo de Educação em saúde, na abordagem em cada bordel, tem verificado a ausência de preservativos, onde a prefeitura e o COAS entregam de graça para essas profissionais. E muitas delas chegaram a nos relatar que não tinham preservativo – e tem. A Vigilância Sanitária entra é para a assegurar a toda a população de Parnaíba que os lugares escolhidos pelos clientes desses locais estão em segurança, porque sempre estaremos distribuindo preservativos gratuitos, desde que a empresa encaminhe para o COAS ou a atenção básica ou à vigilância sanitária para que as profissionais recebam o preservativo”, esclareceu.

Aparecida informou ainda que no momento da palestra todas foram encaminhadas para o COAS, para  fazerem o teste rápido de HIV. “É mais uma ação da prefeitura de Parnaíba, através do núcleo de educação em saúde, através da vigilância sanitária. Nós trabalhamos com prevenção. Todas foram abastecidas de preservativos e agora vão ficar procurando o núcleo a cada 15 dias para assinarem seu cronograma de recebimento de preservativos”, pontuou.

“Essas meninas precisam de toda  nossa atenção e carinho. Ao fazermos isso, estamos contribuindo com a saúde da população de Parnaíba e de municípios vizinhos. As equipes da vigilância sanitária são sempre bem recebidas. Tem uma observação a fazer: o cliente ao chegar ao bordel precisa saber se o colchão que ele vai usar está revestido com napa , porque a  a cada saída de cliente a dona do estabelecimento tem que exigir da profissional do sexo, ou pagar uma pessoa, para fazer a higienização da napa que é impermeável e lavável. E depois faça uso do álcool. O Núcleo de educação em saúde está sempre monitorando todos esses estabelecimentos para que eles cumpram as normas sanitárias. Todos os bordéis is vão passar por treinamentos, com normas de segurança para as profissionais. Quando a gente vai lá elas se sentem acolhidas. É sempre um encontro muito bom”. finalizou.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.