O número de candidatos a presidente do Senado pode bater recorde desde a redemocratização. A eleição acontece no dia 1º de fevereiro, o mesmo em que os eleitos em outubro tomarão posse.
- Alvaro Dias (Pode-PR).
- Ângelo Coronel (PSD-BA).
- Davi Alcolumbre (DEM-AP).
- Esperidião Amin (PP-SC).
- Major Olímpio (PSL-SP).
- Renan Calheiros (MDB-AL).
- Simone Tebet (MDB-MS).
- Tasso Jereissati (PSDB-CE).
O MDB é a sigla com a maior bancada na próxima legislatura do Senado. Como é possível ver na lista acima, há a chance do partido disputar a liderança da Casa com dois candidatos.
Caso as intenções se convertam em candidaturas, a eleição de 2019 será a recordista em número de concorrentes desde a redemocratização.
Desde 1985 – quando se encerrou a ditadura militar – a eleição para a presidência do Senado que mais registrou candidatos foi a de 2001, disputada por três parlamentares: Jader Barbalho (MDB-PA) e os ex-senadores Arlindo Porto (PTB-MG) e Jefferson Peres (PDT-AM). Na ocasião, Jader saiu vitorioso.