O Porto do Piauí é um investimento privado?

O Porto sem porta 

Ninguém ainda se deu conta de que o tão falado Porto do Piauí, na verdade, é um investimento privado, concedido a um grupo estrangeiro, e não se tem notícias da divulgação do fato, exigência legal, inclusive. Mal saiu no Diário Oficial da União.

Foto: Reprodução
Porto Piauí

Porto Piauí

A porta dos fundos 

Há dois dias, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários autorizou a concessão da implementação do Terminal de Uso Privado, onde os chineses vão fazer a festa que o piauiense não vai saber nem onde sobra o sal. 

A hidrovia do Parnaíba 

A Fase I será a instalação do primeiro Terminal Portuário, para recepcionar as cargas da hidrovia do Parnaíba para exportação e os combustíveis e fertilizantes de importação, além de diversas outras cargas.

A barca do Sal 2 

Vem cá! Desde 1990, uma chata com o nome de barca do sal não atravessa o rio Parnaíba, de Teresina até Luís Correia. 
E as obras de engenharia nunca passaram do papel para colocação das eclusas da barragem da Boa Esperança, o que de cara inviabiliza por completo a navegabilidade do rio Parnaíba. 

O bolso do sal 

Alguém acredita aí que vão gastar R$ 500 milhões e resolver o problema, ou os R$ 500 milhões vão ser a solução de problemas privados de muitos dos envolvidos na história?

A história… 

“Esse projeto aprovado é um marco histórico, um passo que damos para concretizar o sonho dos piauienses, que tem mais de 100 anos de espera pelo funcionamento do porto”, destaca Fábio Freitas.

… e a propaganda 

O que o diretor do Porto Piauí não diz é que o Porto propriamente dito vai continuar sem nenhuma operação, porque ali não podem atracar navios que tenham mais de 8 metros de calado, e as grandes embarcações precisam ter pelo menos entre 15 e 20 metros de profundidade na ponta do cais para que efetivamente possa atracar algum navio. 

O dito… 

Por enquanto, o porto é apenas um pedaço da margem do rio Igaraçu, cedido para um grupo estrangeiro fazer dali um entreposto, que se espera seja realmente para sal e outras guloseimas economicamente viáveis, e os fertilizantes sejam de fato para a terra, e não para o bolso de alguns, ou que se desfaçam de operações nebulosas.

…pelo não dito. 

Por enquanto, o Porto Piauí está na busca por parceiros para negócios portuários. A fase seguinte será a instalação do Terminal/Berço Portuário, “para recepcionar as cargas da hidrovia do Parnaíba para exportação e os combustíveis e fertilizantes de importação, entre outras cargas”. Alguém se habilita, ou tem quem acredite nisso? (Portalaz)

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