‘O PT e a frágil prosperidade do Piauí ‘

O quadro caótico do funcionamento das instituições que compõem as políticas públicas do Estado do Piauí, com várias categorias anunciando greves por melhores condições de trabalho e reajustes salariais, mostra que a gestão encerrada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) não cumpriu o que anunciava nas suas publicidades oficiais. Será que o atual senador Wellington Dias, governador de então, propalou uma frágil prosperidade piauiense?
Existe no Piauí um acervo considerável de obras prometidas e outras inacabadas. Muitos municípios foram contemplados com promessas e as ações não foram realizadas nem como resultados de milagres. Isso leva a crer que o governo petista foi craque em propaganda enganosa. A opinião pública foi alimentada de informações inconsistentes e sem confirmação futura.
Com um pequeno exercício de memória é possível lembrar o que os meios de comunicação contemplados com as verbas publicitárias afirmavam, quase que exaustivamente, sobre o crescimento das finanças do estado, equilibradas com a otimização das arrecadações tributárias. Pouco tempo passou e tudo foi por água abaixo, como na Barragem de Algodões.
Um ano pós o governador Wellington Dias (PT) deixar a gestão explodem denuncias de mal uso das verbas públicas, pedidos de auditorias e uma enxurrada de suspeitas a serem confirmadas. Os mesmos meios de comunicação que outrora falavam em melhorias, agora anunciam os problemas do sistema de saúde, o agravamento do quadro de insegurança, a decadência da educação e a falência da Universidade Estadual (UESPI).
Óbvio que muita coisa boa pode ter acontecido, mas o que salta aos olhos são a inexistência de aeroporto internacional, a lentidão da construção do Porto de Luiz Correia, o fechamento da Usina de Biodiesel em Floriano e as agressões ao meio ambiente, patrocinadas pelo agronegócio nas reservas de cerrados. Também, é incomoda a limitação da energia elétrica distribuída pela CEPISA.
Alguma coisa que conquistou destaque no estado pegou embalo no crescimento nacional, que foi favorecido com a conjuntura social democrata, muito bem compreendida e aplicada pelo governo do presidente Lula.
*Jalinson Rodrigues – jornalista.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.