Os resultados isolados nas cidades falam apenas de uma fração da política do Piauí. Quando se enxerga o todo, a soma desses resultados do último dia 6 de outubro de 2024 expõe mais do que prefeitos e vereadores renovando ou conquistando mandatos: mostra o caminhos dos grandes líderes da política para o próximo ciclo.
O senador Ciro Nogueira (PP), o deputado estadual Georgiano Neto, a deputada estadual Gracinha Mão Santa (PP) e o prefeito eleito Sílvio Mendes (UB) e seu vice Jeová Alencar (Republicanos), de Teresina, saem destas eleições como os grandes vitoriosos e mostraram ao Piauí que existe mais de um caminho na política.
Eles fizeram o improvável e saíram muito maiores do que entraram nestas eleições de 2024 (foto: Instagram)
Gracinha e o sentimento popular
De todos os municípios do Piauí, aquele onde se sabia com mais antecedência que Governo do Estado teria mais problemas para emplacar uma vitória era Parnaíba. Pelo carisma do atual prefeito Mão Santa, pela tradição do eleitorado da cidade, pela falta de adversários competitivos.
Popular e raiz: com a vitória em Parnaíba, Gracinha mostrou que sabe honrar a história de seu pai e o sentimento do seu povo (foto: Instagram)
Apesar disso tudo, o governador e seus aliados tinham tempo e estrutura para montar uma estratégia vitoriosa. Mas nunca imaginaram que do outro lado, para muito além da figura de Mão Santa, teriam que enfrentar a perspicácia da filha dele, Gracinha. Método nenhum, nem gráficos, nem nada foi capaz de superar a imprevisibilidade popular de Gracinha.
O candidato escolhido de última hora, as constantes mudanças de rota da comunicação, e o movimento das ruas foram conduzidos por ela, herdeira de um carisma bastante específico e uma coragem que não é qualquer um que tem, fizeram a diferença. E tornam Gracinha Mão Santa uma liderança destacada para voos maiores que uma prefeitura ou mesmo a Assembleia Legislativa.
Georgiano, o gestor do maior e mais eficiente partido do Piauí
As eleições de 2024 apontaram que não há no Piauí um partido mais focado em seus resultados que o PSD de Georgiano Neto. Sim, de Georgiano. Na estratégia, o deputado estadual já superou seu pai. A formalidade de pertencer aos quadros do MDB hoje não diminuiu nem atrapalhou a eficiência de sua gestão política junto ao PSD.
Se há alguém que se cacifou como força política estadual nestas eleições, este alguém chama-se Georgiano Neto.
Não há intermediários entre Georgiano e o interesse de seus aliados; 2024 foi o carimbo no certificado de força política do jovem deputado (foto: Instagram)
O PSD fez 65 prefeitos, sendo o campeão de vitórias majoritárias. O PT do governador Rafael Fonteles ficou em 3º colocado no ranking, fez 50 prefeitos. Esta comparação já serve para se estabelecer a referência.
A política estadual passa pelo PSD, um partido onde seus filiados sentem a segurança do apoio de Georgiano na vitória ou na derrota. Sim, o PSD também tem o maior número de grandes opositores municipais. Mais do que conveniência, o partido é movido, hoje, por compromissos. E seus filiados que Georgiano compra a briga deles. Por isso fazem o mesmo por ele. (Fonte:Política Dinâmica)