Imagem: Tacyane Machado
Pela segunda vez, o Proparnaiba.com visitou a obra de ampliação da Unidade Escolar Luis Galhonone, onde funciona o Centro Cultural de Línguas (CCL), que fica localizado no Bairro Nova Parnaíba, por trás da Concha Acústica, e constatou que o prometido pela Secretaria Estadual de Educação não foi cumprido.

A ampliação que teve um contrato celebrado entre a Secretaria Estadual de Educação e a empresa Construtora Murar Ltda, teve um termo aditivo ao contrato, publicado em Diário Oficial no mês de julho 2012, que teve como objetivo a execução de serviços de reforma e ampliação da referida escola. No aditivo houve uma prorrogação do prazo de contrato em 150 dias. A obra tem um valor de R$ 269. 264,00 (duzentos e sessenta e nove mil, duzentos e sessenta e quatro reais.


O CCL direciona suas ações para o ensino de línguas estrangeiras e nacional para alunos e funcionários da Rede Pública Estadual de Ensino, bem como para a comunidade carente economicamente. Neste centro, os alunos têm a oportunidade de aprender outras línguas e suas respectivas culturas num processo de ensino e aprendizagem livre e democrático.

Uma obra de ampliação seria construída, com salas e outros compartimentos que melhor alojassem as centenas de alunos beneficiados pelo centro, mas continuam nas únicas salas disponíveis e que não são suficientes para o objetivo do que propõe o curso de línguas.

O que resta da obra, que pode ser considerada um “elefante branco”, são materiais de construção sem proteção sofrendo deterioração por conta da exposição e a comunidade lesada, esta representada pelos alunos no centro que poderiam ter mais conforto se de fato a obra tivesse sido terminada.
(Tacyane Machado Proparnaiba.com)