Obra de usina de hidrogênio em Parnaíba começa em 15 de dezembro

A planta de produção de hidrogênio líquido com suporte de energias renováveis deve começar a ser feita em Parnaíba no dia 15. O investimento previsto pode chegar a R$ 100 bilhões ao longo de uma década, segundo o anúncio feito no sábado pelo governador Rafael Fonteles (PT). O volume de investimentos prevê, além da planta com capacidade para10 gigawatts de hidrogênio limpo e amônia, a instalação de usinas de geração de energia solar.

Foto: ReproduçãoHidrogênio Verde

A energia renovável exigida para produção do hidrogênio líquido considerado “verde” corresponde a 70% dos custos – daí a necessidade dos investimentos em geração solar e eólica.
A unidade de produção de hidrogênio verde será implantada na Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Parnaíba, que reservou a maior parte de sua área para esse investimento.

Dados da Agência de Atração de Investimentos do Piauí indicam que a produção de hidrogênio líquido sustentável é mais viável no Estado em razão da existência de oferta de energias eólica e fotovoltaica e de água em abundância – os principais insumos para a geração do compatível.
A empresa que vai fazer o investimento, a Green Energy Park, informa que a escolha do estado se deve à liderança do Piauí em custos para produção e exportação de amônia renovável para o Brasil, Europa e outras partes do mundo.
Segundo o governador Rafael Fonteles, esse investimento é um modo de o Piauí colaborar “para a transição energética global e, portanto, contribuir para a preservação do nosso meio ambiente e para o enfrentamento das mudanças climáticas”. (Fonte: Portal AZ)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.