Matadouro Municipal
Ao que consta, o assunto Matadouro Municipal não está dentre as prioridades da administração Florentino Neto. Pelo menos é o que pensam os que fazem a Marca Engenharia, empresa que iniciou a obra. O diretor Carlos Brayner já teria tentado pelo menos duas vezes uma audiência com o prefeito, sem sucesso. Por se tratar de uma obra inacabada da gestão passada, parece não ter importância alguma para a atual gestão. E por que o Ministério Público não entra no circuito, já que é também uma questão de saúde pública?
Cidade Administrativa
Já que a Prefeitura não vai mais ter nova sede, conforme era desejo do ex-prefeito José Hamilton, porque o terreno foi doado par a Justiça implantar a “Cidade Administrativa Evandro Lins e Silva”, que tal providenciarem pelo menos uma limpeza no Centro Administrativo “Mirócles Véras”, cujo aspecto de abandono assim o sugere?!Diferente do anexo onde está o Gabinete do Prefeito, a sede da Prefeitura há muito tempo não sabe o que é uma pintura.
Homenagem AMB
O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), desembargador Henrique Nelson Calandra, que vai estar em Parnaíba por ocasião das comemorações dos seus 169 anos de emancipação política, será homenageado pela Câmara Municipal com o título de Cidadão Parnaibano e a Medalha do Mérito Legislativo, proposição já aprovada, de autoria dos vereadores Reinaldo Filho e Ricardo Véras. O magistrado é natural de Itaquaquecetuba, São Paulo.
3ª Vara Cível
Assumiu semana passada a nova Juíza da 3ª Vara Cível de Família, Zelvânia Márcia Batista Barbosa, que deverá ter papel importante durante o funcionamento, de 12 a 16 próximos, da Justiça Itinerante em Parnaíba. Ela tem 15 anos de magistratura e disse que tinha um sonho de um dia trabalhar em Parnaíba. ”Vou procurar dar o melhor de mim”, disse.
Tabela de Pagamento
O Secretário de Gestão da Prefeitura, Alcenor Candeira Filho, não vê razão para a elaboração de uma tabela de pagamento, como existe no governo do Estado, definindo o dia do pagamento dos servidores, conforme solicitou o vereador Antônio Diniz através de requerimento. Em ofício enviado à Câmara o secretário fala da legislação que dá até o dia 5 do mês subsequente para a efetuação dos pagamentos, mas destaca que o Município já vem pagando dentro do mês, entre os dias 25 e 30, dando as condições necessárias para que os servidores programem seus compromissos financeiros.
Concurso público
O vereador Ricardo Véras não esconde seu contentamento por ver em execução uma lei de sua autoria, aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Florentino Neto, nos seus 6 primeiros meses de atuação. A lei é a que trata da isenção do pagamentos de taxas de inscrição em concursos públicos municipais às pessoas desempregadas e de baixa renda, desde que obedeçam a alguns critérios. A lei já passa a valer para as inscrições do concurso público que a prefeitura vai realizar, com vagas para motoristas, guardas civis municipais e cozinheira/merendeira.
Convocação
A grande dúvida dos que irão se submeter ao concurso da prefeitura é se serão ou não convocados após a aprovação, considerando a realidade de outros concursos, quando o candidato é aprovado e tem que aguardar o chamamento que, em algumas situações, acaba não acontecendo, porque a folha de pagamento está inchada com os cargos comissionados. Se não é para valer, melhor não fazer. O que é gasto com a taxa de inscrição não faria falta no orçamento de alguns.
Combatendo o ócio
O vereador Carlson Pessoa pretende acabar com as férias prolongado a que tinha jus os vereadores parnaibanos, que entravam de recesso 15 dias de junho e todo o mês de julho; e novamente tinham férias de 15 de dezembro a 1° de março, excetuando-se apenas uma ou outra convocação extraordinária e uma sessão especial dia 15 de fevereiro, para a abertura do ano Legislativo. Pela proposta de emenda à Lei Orgânica do Município, de autoria do vereador, recesso só no mês de janeiro, como ocorre em outras casas legislativas.
Investindo na Pesquisa
O prefeito Florentino Neto anunciou, na Academia Parnaibana de Letras que, a partir do próximo ano, a prefeitura vai investir pelo menos R$ 500.000,00 (meio milhão) de reais em ciência e tecnologia. O programa a ser desenvolvido terá a participação da Universidade federal do Piauí. “Parnaíba será a primeira cidade do Piauí a fazer este tipo de investimento”, assegurou.
Quadras depredadas
Pelas reivindicações que são feitas na Câmara Municipal, com vereadores solicitando recuperação de quadras esportivas nos bairros, a impressão que tem é que nos últimos 8 anos da gestão Zé Hamilton não havia nenhuma secretaria que cuidasse do setor, com as quadras entregues ao abandono. Só que existia, mas não funcionava, a secretaria da juventude e dos esportes, transformada em superintendência do esporte e do turismo. Que continua sem funcionar, parece.
Coluna do jornal “Tribuna do Litoral”
nas bancas quarta feira
Coluna do jornal “Tribuna do Litoral”
nas bancas quarta feira



