Renato Bacelar, Rubem Freitas e Olimpio Castro
Semana da Imprensa I
Há 51 anos o jornalista Rubem Freitas realiza, com a colaboração de amigos, a “Semana da Imprensa”, com vários eventos sociais, entre almoços, jantares e coquetéis, aos quais comparecem até pessoas alheias ao meio. Este ano, apesar de estar com a saúde debilitada, Rubem Freitas não vai deixar a peteca cair e já formatou uma programação menor, que começa no próximo dia 10 – o Dia da Imprensa, com uma Missa na Igreja de São Sebastião, às 17:30hrs. São parceiras na promoção: Federação do Comércio, Federação das Indústrias e Prefeitura Municipal.
Semana da Imprensa II
Este ano, pela segunda vez consecutiva, alguns eventos terão a participação do Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí, professor José Olímpio Castro, que anunciará novidades para a categoria de Parnaíba, com relação à implantação de um curso de Comunicação Social na cidade. Aliás, ninguém entende o porquê de uma cidade que foi pioneira na radiodifusão do Estado, com a Rádio Educadora de Parnaíba; Depois, vieram jornais impressos, inclusive diários; cidade que se diz berço da cultura, porém, nunca nenhum político se interessou na implantação de um curso de comunicação por aqui. A cidade perde para Picos, que já possui três. Cadê a representação política parnaibana?!
Vigilância Eletrônica
A prefeitura de Parnaíba, rigorosamente, ainda não deu sorte ao trocar os antigos vigias por equipamentos de vigilância eletrônica nas escolas municipais. Os bandidos daqui também sabem cobrir o rosto, arrancar os equipamentos e roubar o que desejam. Já são vários os casos de roubos a estabelecimentos de ensino. Sinal de que os vigias, mesmo os que “dormiam no trabalho”, eram mais eficientes, porque a ação dos marginais era menos frequente.
Sorteio de moradias
O prefeito Florentino Neto, a propósito, anuncia bastante rigor para o sorteio de novas moradias do Programa “Minha Casa Minha Vida”, do governo federal, que estão sendo construídas em Parnaíba. E isto é o correto, para evitar injustiças e a lambança que supostamente teria ocorrido com o sorteio das casas do conjunto habitacional Colinas do Alvorada. Fala-se que, utilizando-se de “laranjas”, até ex-secretários municipais teriam sido sorteados com moradias. O assunto é um dos que vai ser discutido em Audiência Pública a ser realizada, na Câmara Municipal, dia 12 próximo.
Meio Ambiente I
Há muito tempo que a imprensa local chama a atenção para a situação de abandono em que se encontra a Lagoa do Bebedouro e em nenhum momento houve o pronunciamento oficial da Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, criada na gestão do ex-prefeito José Hamilton para abrigar aliados do PT. Sim, porque ela teria, dentre outras funções, a de emitir licenças ambientais que continuam sendo emitidas pela Secretaria Estadual. Até em Campo Maior a Secretaria Municipal de lá já emite tais licenças. A de Parnaíba parece ser mesmo só um “cabide de empregos”. Sequer campanhas educativas, que poderiam ser desenvolvidas junto às escolas, com a superintendência de praças e jardins, propõem-se a realizar.
Florentino X Zé Filho
Embora seja fato que o Prefeito Florentino Neto (PT) não acompanhe Zé Filho numa eventual campanha de reeleição (caso assuma o Governo), principalmente com o PT tendo candidatura própria, ele tem dito que jamais vai misturar as coisas e, na possibilidade dele (Zé Filho) ser governador, vai procura-lo com as reivindicações em favor de Parnaíba. Afirma não querer ver repetida a novela de quando Parnaíba teve um parnaibano no governo do Estado brigado com o prefeito por questões menores. Foi no tempo em que Mão Santa era governador e Zé Filho prefeito em que ambos perderam a chance de fortalecer o Município com obras estruturantes.
Lei do silêncio
A blitz realizada em Parnaíba pela PM, Polícia Federal, Detran e Ministério Público, para tentar “botar moral” nos abusos praticados por donos de carros de som, pode até não ter rendido os resultados esperados mas passou para a população a certeza de que as forças de segurança estão preocupadas com o assunto, que foi tema de audiência pública realizada na Câmara Municipal. Aliás, os vereadores aprovaram na legislatura passada uma Lei do Silêncio que não foi sancionada pelo ex-prefeito Zé Hamilton. Agora a Lei vai voltar a ser discutida e, se aprovada, vai para o prefeito Florentino sancionar. Se assim o desejar.
Tererê no PTC
Há quem diga nos meios políticos locais que não adianta o deputado estadual Deusimar Tererê mudar de Partido, trocando o PSDB pelo PTC, como se anuncia. Ele deve fazer mesmo, na avaliação desses observadores, é mudar a forma de fazer política, porque de incoerência em incoerência ele já perdeu o discurso. E parte dos votos. Dos mais de 9 mil votos que costumava ter em Parnaíba, baixou para pouco mais de dois mil, nas eleições do ano passado. “Até uma eleição de vereador já não é tão fácil”, dizem.
A matemática
Dizem que o déficit habitacional de Parnaíba é de 12 mil moradias. Mas foram 32.000 mil, aproximadamente, os inscritos para as novas unidades habitacionais, algo em torno de 4.000, que estão sendo construídas pelo programa “minha Casa Minha Vida” no município. Como é que bate, essa matemática? Dizem que tem gente com casa e querendo casa, para darem para seus amores fora de casa, repetindo o que houve no passado.
P.S.:(A coluna “Observatório” é do Jornal Tribuna do Litoral)
NAS BANCAS


