Polícia sucateada
Os dados são de representantes do Sindicato dos policiais civis do Estado do Piaui – SINPOLPI, ao constatarem que a delegacia do 1º DP em Parnaíba não estava funcionando à noite por falta de efetivo: “Todos os coletes à prova de bala da Polícia Civil estão com prazos de validade vencidos desde o dia 18 de abril; 90% das viaturas estão irregulares, sem emplacamento e licenciamento. Como nós podemos cobrar a legalidade da sociedade, quando os próprios órgão do Estado estão nesta situação?”, questiona o SINPOLPI”.
E os políticos?
E a pergunta que não quer calar: qual o político, que foi votado em Parnaíba, está preocupado com esta situação? Qual deles está brigando, “dia e noite”, com o governador Wilson Martins, para aumentar o contingente do Ronda Cidadão, que já ganhou, diga-se, a simpatia da cidade, porém, não está atendendo à demanda, por ser um organismo limitado?!
E os crimes se sucedem, a droga tem consumo aumentado no município, e os políticos discutindo o sexo dos anjos…
Tapando buracos I
“Parnaíba tinha uma das melhores pavimentações poliédricas do Piauí, construída por ex-prefeitos como Dr. João Silva, Elias Ximenes, um dos prefeitos que mais fez calçamentos aqui. Mas, lá trás, deixaram chegar onde chegou.Mas estou aqui para resolver o problemas da buraqueira.E quero que olhem o trabalho que está sendo feito. Vou fazer com retidão, para que olhem e depois tenham a ombridade de dizer que está bem feito”.
Tapando buracos II
As palavras acima são do prefeito Florentino Neto, falando sobre a operação tapa buracos que a prefeitura está fazendo. Ele mandou também um recado aos seus opositores, que criticam a administração por demorar a recuperar a pavimentação asfáltica e poliédrica de Parnaíba.
Elogios ao prefeito
O gerente da Caixa Econômica, em Teresina, Raimundo Nonato Andrade, foi só elogios ao prefeito Florentino Neto, quando do lançamento de mais uma etapa do Programa Minha Casa Minha Vida, em Parnaíba. A prefeitura lançou um novo sistema de cadastramento, bem mais criterioso, importado da Prefeitura de Teresina.”Percebemos desde o primeiro momento que o Florentino revisou este programa e isto não é corriqueiro. Merece destaque.Ele está atualizando, preparando a equipe da prefeitura e a comunidade”, destacou.
Acessibilidade
O vereador Antônio Diniz fez solicitação à prefeitura, através de requerimento apresentado à Câmara, para que a prefeitura providencie a construção de rampas de acesso a cadeirantes em todos os locais onde haja faixa de pedestres. Segundo ele, a preocupação do poder público com relação à acessibilidade ainda deixa muito a desejar.
Iluminação pública
Aparteando o vereador André Neves, que defendia requerimento seu solicitando recuperação da iluminação pública na Rua Querinha Pires, no centro da cidade, o vereador Reinaldo Filho ponderou:” A toda essa gama de necessidades o nosso prefeito está atento e vai resolver os problemas. Agora, tem uma empresa que está cuidando de recuperar a iluminação pública. É só ligar para o 0800-280-58-21”. Mas, segundo disseram alguns presentes, parece que para atender a uma solicitação as coisas não são tão fáceis como quis fazer crer o vereador.
Desafio I
Durante audiência pública na Câmara Municipal o presidente do IAPEP, ex-deputado estadual e médico Flávio Nogueira, fez um desafio: “que alguém me apresente uma fatura que o IAPEP não pagou”. A audiência era para resolver a seguinte questão: Por que as clínicas e hospitais de Parnaíba se negam a atender usuários do Plamta e do Iapep Saúde, dizendo que fazem isso porque não recebem seus pagamentos em dia
“Não tem um médico atrasado”, destacou Flávio Nogueira.
Desafio II
Ele disse mais: “Todo mundo em Teresina quer o credenciamento do IAPEP. Em Parnaíba não. Aqui é sui generis: Os médicos não querem apresentar certidões negativas e nem notas fiscais. E sem a documentação legal não pode haver pagamentos”. Explicou tudo. Para completar, o médico Emídio Lustosa, também presente à audiência pública, disse que desde que chegou a Parnaíba – há mais de 40 anos, que é credenciado pelo IAPEP. “Nem eu e nem a minha clínica nunca precisamos deixar de atender pacientes usuários deste órgão”
Celulares
Uma lei municipal de 2011, do ex-vereador Fernando Gomes, proíbe o uso de telefones celulares dentro de agências bancárias e exige que os bancos coloquem “biombos” entre os clientes e os caixas eletrônicos para evitar que curiosos vejam os clientes sacando dinheiro, evitando também as “saidinhas de banco”. Mesmo assim, pessoas ainda vinham burlando a lei, fazendo ligações ou atendendo o celular, fora das vistas dos guardas. Agora, uma emenda a esta lei, aprovada também pelos vereadores, obriga todos os bancos a instalarem bloqueadores de celulares em todas as agências. A proposta foi do vereador Ronaldo Prado.
União
“ Pela primeira vez na história da administração pública de Parnaíba, estamos trabalhando numa parceria muito íntima com a prefeitura de Teresina. Fizemos um convênio de cooperação técnica, visando economia para o município e maior efetividade”. Palavras do prefeito Florentino, enaltecendo o trabalhos dos técnicos da prefeitura da capital que implantaram o sistema que vai funcionar no cadastro de pessoas para o programa “Minha Casa Minha Vida”.(POR: BERNARDO SILVA)

