A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), em parceria com a Polícia Civil e o Ministério Público Estadual, deflagrou nesta quarta-feira (5) uma nova fase da Operação Carbono Oculto 86, marcando a interdição de 49 postos de combustíveis em municípios dos estados do Piauí, Maranhão e Tocantins. A medida visa desarticular um esquema suspeito de lavagem de capitais e ocultação de patrimônio operado por meio de empresas de fachada no setor.
Os estabelecimentos interditados estão localizados nos municípios de Teresina, Lagoa do Piauí, Demerval Lobão, Miguel Leão, Altos, Picos, Canto do Buriti, Dom Inocêncio, Uruçuí, Parnaíba e São João da Fronteira (PI); além de Peritoró, Caxias, Alto Alegre e São Raimundo das Mangabeiras (MA); e São Miguel do Tocantins (TO). A ação também incluiu o cumprimento de medidas cautelares e bloqueio de bens relacionados aos suspeitos.
Segundo as autoridades, o grupo investigado seria responsável por operações estruturadas de fraudes utilizando postos de combustíveis como fachada para o desvio de recursos. A investigação aponta para uso de fintechs, fundos de investimentos e empresas ocupando a posição de intermediárias na lavagem dos lucros do esquema. Um detalhamento da ocorrência foi anunciado para uma coletiva de imprensa às 11 h na sede do MP-PI.
A SSP-PI reforçou que as interdições buscam preservar a segurança do consumidor, garantir a lisura das operações comerciais e coibir o financiamento do crime organizado no setor de combustíveis.
Fonte: SSP-PI