Opinião: “A celebração de um sucesso opaco”

Wellington Dias: Exemplo de gestor incompetente

Os estados brasileiros quebraram. Definitivamente!
Acabo de ouvir na CBN Teresina que o Piauí, com 6% das receitas correntes líquidas, é um dos estados que mais investiu em 2019. O Ceará, com 7%, lidera ranking.

O governo comemora. Não deveria celebrar esse sucesso opaco, um falso brilhante. O dado revela mais fracasso que êxito. O Piauí já chegou a investir três vezes mais que agora, ou seja, há uma armadilha fiscal da qual não pode o governo escapar.

Significa que despesas obrigatórias estão avançando sobre o investimento já há bastante tempo. Isso é caminhar para o abismo.

O desequilíbrio entre despesas de custeio e de capital é um veneno, porque gastos obrigatórios se encerram em si, não concorrendo para a formação de riqueza e consequente ganho de quem não recebe dinheiro da fazenda pública , ou seja, a maioria das pessoas. Quando o governo não investe ou investe muito menos que o necessário, ou cresce menos, ou estaciona ou cresce feito rabo de vaca.

O governo deveria ser transparente e admitir que vive uma crise fiscal permanente, que tende a tornar-se ainda pior porque medidas duras para debelar o problema simplesmente não são algo que um governante populista do naipe de Wellington Dias goste de tomar.

Por: Cláudio Barros/ Jornalista

Edição:Bernardo Silva/Fonte:facebook

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.