
Por:José Olímpio Castro
Logo após a apuração dos votos, a mídia piauiense já divulgava as mais estapafúrdias análises sobre a nova conjuntura política do Piauí, invariavelmente quase todas elas indicando o enfraquecimento da oposição e o consequente fortalecimento do governo petista.
Nada mais falso. O PT foi praticamente varrido do mapa no Piauí e no Brasil.
Em Teresina, conquistou a quarta colocação na disputa pelo Palácio da Cidade e no estado levou uma grande surra de votos em praticamente todas as grande e médias cidades do Estado, excetuando-se Piripiri.
Os petistas só lograram êxito nos grotões. O grande vencedor das eleições foi, queiram ou não, o senador Ciro Nogueira (PP) que no total conseguiu eleger por volta de 190 prefeitos dos 224 e se credencia como forte candidato a governador nas eleições de 2022.
A derrota do PSDB em Teresina pode até exigir um esforço a mais do virtual candidato progressista, mas não compromete os seus planos para o futuro. Historicamente, como tenho repetido, o PT e os teresinenses não se entendem. Fábio Novo é mais uma prova disso.
Sem contar que os emedebistas, entusiasmados depois da vitória em Teresina, já dão como certo a candidatura própria em 2022, com o senador Marcelo Castro ou outro nome.
O PT, além de ter um desempenho pífio na Capital, não tem um nome sequer que seja palatável ao eleitorado. Depois da derrota do sogro em Picos, Rafael Fonteles, secretário de Fazenda, dificilmente emplaca a candidatura ao governo do Estado.
Ademais, o fraco desempenho do PT nas eleições municipais é uma prévia do que poderá acontecer ao partido nas próximas eleições. Com Rafael fora do páreo, os petistas lançariam quem para o governo? Regina Sousa? Dona Rejane?
A disputa, portanto, tende a ser entre o MDB e o PP. O primeiro coligado com o PT e o segundo ao PSDB. O desempenho do primeiro nas eleições estaduais vai depender do desempenho da gestão do Dr. Pessoa. Tem mais isso.
Portanto, meus caros, não se pode levar a sério as previsões das pitonisas da mídia tupiniquim. São apenas desvarios!