Presidente da Câmara(Neta) e presidente da Comissão de Orçamento (Cardoso)
Em sessão extraordinária,sem ônus para o município, o Orçamento Municipal de 2013 deverá ser aprovado pelos vereadores no próximo dia 20´, após ser “explanado”, nesta terça feira, pelo presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Parnaíba, vereador Cardoso, a uma diminuta platéia composta por alguns representantes de entidades da sociedade civil organizada. Pouca gente para o que chamaram de “audiência” pública, a fim de discutir um tema de tamanha relevância.
O orçamento para o ano que vem é de 278 milhões de reais. Destes, constam recursos para várias entidades, o que não quer dizer que o dinheiro seja, necessariamente, recebida pelo órgão. Tudo depende da boa vontade do prefeito, como ocorreu nestes anos da gestão José Hamilton, em que os vereadores apresentaram emendas destinando recursos a certas entidades e a prefeitura nunca realizou o pagamento, não obstante, em algumas ocasiões, até o empenho dos recursos tenha sido feito.
É o caso, por exemplo, da “Fazenda Reviver”, que trata de dependentes químicos, para a qual havia uma destinação de certa quantidade de recursos no orçamento de 2012 e consta que a prefeitura não efetuou o pagamento porque o autor da emenda que destinava o benefício foi o vereador Fernando Gomes, considerado desafeto da atual gestão.
O comentário entre alguns presentes era a falta de preparo do presidente da Comissão de Orçamento, vereador Cardoso, na explanação do assunto. Apesar do projeto haver chegado na Câmara em outubro, não foi feito o devido estudo para tornar as explicações mais claras e objetivas.
