
Por favor, chega a ser uma afronta ao nível de inteligência dos parnaibanos achar que apenas um despachante é o responsável por tudo o que acontece de banditismo no Detran de Parnaíba. Quer dizer que tudo que ocorre por lá era culpa exclusiva dele? Quem pensa assim é muito ingênuo. O esquema deve ser bem mais amplo e engenhoso, e basta o setor de inteligência da Delegacia de Combate a Crimes contra o Patrimônio (DEPATRI) atuar para descobrir, de fato, o que de fato acontece ali.
Quando alguém pisa na calçada do Detran de Parnaíba, fica sabendo, à boca pequena, que existem pessoas que trabalham indiretamente para o órgão e que mantêm um padrão de vida muito acima de sua condição financeira. Como podem fazer isso? Por que a PM-PI não investigou todos os despachantes que fazem serviços para o órgão estadual? Se há fraude em documentos, retirada de multas, rapidez na liberação de serviços burocráticos e outras presepadas, é porque há quem ‘agilize’, com dinheiro ou presentes, por esses favores no Detran.
Para colocar as mãos nos espertinhos, a PM deve infiltrar agentes disfarçados para usar o serviços dos despachantes, e documentar todo o procedimento, até encontrar as evidências que comprovem a participação de algum deles nos crimes contra a máquina pública. Fácil e rápido de se fazer, sem alarde. Eles serão investigados e presos em momento oportuno.
O próprio cidadão parnaibano pode denunciar um despachante ou qualquer outra pessoa que esteja realizando alguma atividade criminosa ou tirando vantagem ilícita financeira contra o Detran ou outro órgão público. Só existe bandidagem no Detran porque há quem contrate os serviços de alguns desses criminosos, que ganham muito dinheiro com o esquema de corrupção. Denuncie anonimamente!