Oswaldo Cruz e Raul Bacellar

Raul Furtado Bacellar (1891-1996) teve a honra de ser aluno do renomado cientista e médico sanitarista Oswaldo Cruz (1872-1917), internacionalmente reconhecido. Oswaldo Cruz estava na região a convite do Governador do Pará para supervisionar a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM).

Ao concluir seu curso superior em 1911 na Escola de Pharmácia do Pará (hoje incorporada à UFPA), Raul Bacellar, por seu destacado desempenho acadêmico, foi convidado por Oswaldo Cruz para acompanhá-lo como assistente no combate às doenças tropicais que assolavam a Região Norte durante o auge do Ciclo da Borracha.

Eles percorreram diversas localidades ribeirinhas em embarcações a vapor, tratando moléstias como febre amarela e malária. No entanto, devido ao agravamento de sua própria saúde, causado por problemas renais, Oswaldo Cruz retornou ao Rio de Janeiro.

Raul Bacellar permaneceu na Região Norte e estabeleceu em Belém do Pará a sua Pharmácia Bacellar. Posteriormente, a convite de seu irmão, o engenheiro Miguel Furtado Bacellar, que coordenava as obras da Estrada de Ferro Central do Piauí (EFCP), mudou-se para Parnaíba (PI), onde chegou em 1920.

Você pode saber mais sobre a história de Raul Bacellar e acompanhar o trabalho desenvolvido pela Fundação Raul Bacellar, em nossas redes sociais:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.