Candidato a prefeito de Parnaíba, Erivelton Fontenele se coloca como o Pablo Marçal (candidato a prefeito de São Paulo) versão Piauí. Por quê? Segundo Fontenele, não faltam coincidências entre os dois, começando pelo fato de serem empresários.
“O Pablo é empresário, palestrante, tem as empresas dele, é sócio de algumas outras empresas, então, o nosso perfil é muito parecido, eu sou um empresário, sou sócio de algumas outras empresas, compro empresas falidas e recupero essas empresas. Tenho um modelo de gestão exemplas e tenho um discurso muito parecido com o dele, por quê? Porque eu sou contra essa questão de ‘fanfarra’ com o dinheiro público, eu sou contra você estar fazendo campanha e estar ‘rasgando’ dinheiro, do jeito que esses caras estão fazendo, enquanto a população passa fome […]. Eu acho que o pessoal já tinha conseguido enxergar isso no Pablo em São Paulo e eu já tinha enxergado isso em Parnaíba na minha pessoa e aí, quando o Pablo explodiu, isso chegou e veio e criou na minha imagem esse movimento que está acontecendo dentro de Parnaíba”, explicou Erivelton.
O pronunciamento foi dado em entrevista exclusiva à coluna esta semana. Ele também falou de propostas de gestão, a principal: geração de emprego e renda.
“Parnaíba tem hoje 84% da população desempregada, a minha principal proposta é reverter esse quadro, é gerar emprego, colocar renda no bolso das pessoas, é colocar dinheiro no bolso das pessoas com renda, com desenvolvimento, com emprego, com dignidade. Aí isso engloba uma série de situações, como trazer empresas para dentro de Parnaíba, como trazer indústrias para dentro de Parnaíba […]. Já nos dois primeiros anos da minha gestão eu resolvo metade desse problema e, se não resolver, eu não me chamo Erivelton Fonteles. No final dos quatros anos de gestão, garanto, com toda a certeza, nós teremos esse quadro revertido“, prometeu o candidato.
Mais coincidências?
Se é para comparar… Tanto Pablo, que ganhou notoriedade como guru motivacional, como Erivelton são novatos em disputa majoritária e postam-se como “terceira via”. Além disso, apostaram em partidos de pequeno porte para tocar os respectivos projetos. Marçal é filiado ao PRTB, Fontenele preferiu o DC.
Troca de lado
Com relação a Erivelton, por pouco não foi diferente. O empresário era filiado ao Progressistas até a janela partidária deste ano e bem cotado para representar a legenda na corrida pelo comando do Executivo parnaibano. Fontenele se rebelou faltando três meses para o prazo de definição das pré-candidaturas, o PP teve que se contentar com Francisco Emanuel – o escolhido, mas não o preferido do prefeito Mão Santa (União Brasil).
Inspiração para vencer
Se quiser ganhar a disputa, Erivelton Fontenele terá que se inspirar mesmo em Pablo Marçal, que começou o projeto político de forma tímida, e hoje aparece bem posicionado em pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura de São Paulo; algumas delas colocam o candidato do PRTB empatado com Ricardo Nunes (MDB), prefeito da cidade, e Guilherme Boulos (PSOL).
Concorrência pesada
Eriventon pensa em fazer o mesmo em Parnaíba, surpreender os considerados grandes; o páreo promete ser um dos mais duros dos últimos anos. O deputado estadual Dr. Hélio (MDB), ex-candidato a prefeito de Parnaíba, e o ex-prefeito da cidade Zé Hamilton (PSD) são as outras opções.(Wanderson Camêlo/OitoMeia)