Visando contribuir para o desenvolvimento da cidade de Ilha Grande do Piauí, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Piauí e da Prefeitura daquele município assinaram um acordo de cooperação, na tarde desta segunda-feira (17), com objetivo para contribuir para o planejamento e ordenamento do turismo na região.
Segundo o Capitão de Fragata Dante, Capitão dos Portos do Piauí, o acordo realizado com Prefeitura está baseado na Lei nº 7.661/ 1988, em que o estado e município devem vem adotar ações que visem promover um ordenamento costeiro. “Esta Lei é o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC), que é pautado nos seguintes objetivos: urbanização, como usar o solo e subsolo, manutenção do Patrimônio natural, histórico, étnico e cultural, apoio ao turismo e ao lazer”, explicou o Comandante Dante.
De forma pioneira a Prefeitura de Ilha Grande está tentando realizar esse ordenamento. Para esta realização ela conta com a parceria com diversas instituições, entre elas a Capitania dos Portos do Piauí, ICMBio , UFPI e Sebrae.
O acordo prevê implantação de voucher eletrônico que vai contribuir para o desenvolvimento turístico da região. “Esse sistema para a Marinha do Brasil (voucher eletrônico) é muito importante porque eu vou conseguir ver dessa maneira, online, a situação das embarcações na área do Delta, na região dos Tatus. Irei saber que horas as embarcações saem e quando eles chegam, como também os números de tripulantes. Com esse sistema vou ter acesso a todas essas informações. Para a gente que trabalha com segurança na navegação e salvaguarda da vida humana isso é fundamental”, destacou o Capitão dos Portos.
O sistema está em fase de implantação. O Comandante falou que o momento é de celebrar e parabenizar o pioneirismo da prefeitura do município de Ilha Grande, que conta com o apoio de outras cidades, como Luís Correia e Parnaíba, contribuindo com o ordenamento costeiro.