
Pré-candidato a deputado federal Florentino Neto, cujas ações na secretaria de saúde, no combate à pandemia, têm merecido elogios.
Não é mais somente o Florentino Neto(PT) quem deverá disputar um mandato de deputado federal, tendo Parnaíba como base eleitoral. Esta semana mais dois nomes surgiram: o ex-vereador Joãozinho Unimagem(PP) e o ex-prefeito José Hamilton(PTB), que disse esta semana que, caso não se candidate vai votar em Paes Landim, um velho ex-deputado federal, de idade avançada, que, se eleito, muito pouco poderá fazer em Brasília pela cidade e região. Mas, diga-se, ser candidato é o direito de qualquer um que estiver apto a votar e ser votado.

Falecido deputado Moraes Sousa
Vivem a reclamar que Parnaíba não elege um parnaibano raiz há bastante tempo – tanto para a Câmara Federal quanto para a Assembleia Legislativa. O último deputado federal eleito pelo município foi Antônio José de Moraes Sousa, que teve apenas um mandato. Por problemas de saúde não se candidatou à reeleição e faleceu em 2011. Na Assembleia Legislativa ocorre quase a mesma coisa. O último parnaibano raiz, eleito deputado estadual foi Zé Filho, que depois passou o bastão para a então esposa, Juliana Falcão. Hoje o deputado eleito pela região é o Dr. Hélio, natural do Canto do Buriti, com empreendimentos comerciais em Parnaíba. E o município, quando tinha pouco mais de 20 mil eleitores, tinha até 4 deputados estaduais eleitos, na nossa representação. Hoje com mais de 100 mil eleitores, vira as costas para quem é daqui, preferindo os que suspostamente compram votos.

Joãozinho Unimagem foi eleito vereador pela primeira vez como o mais votado. Depois vem amargando derrotas sobre derrotas, nos cargos que disputa. Em 2012 até tentou o mandato de prefeito, foi derrotado por Florentino Neto e Mão Santa, amargando a terceira colocação. Nas eleições de 2020, candidatou-se novamente a vereador e saiu com uma votação medíocre, em torno de 500 votos. Anunciou-se que primeiramente seria candidato a deputado estadual. Esta semana se apresentou, em postagem nas redes sociais, como pré-candidato a federal, no bloco do Ciro Nogueira, para servir de bucha para outros candidatos com maior densidade eleitoral.

Zé Hamilton, ex-prefeito, esta semana, em entrevista à TV Costa Norte, surpreendeu dizendo que se não for candidato a deputado federal vai votar em Paes Landim, que foi um bom deputado federal, sim. Mas já está com a idade bastante avançada. Dificilmente se elegerá e, caso eleito, muito pouco ou nada poderá fazer pela região. E por que não optar pela pré-candidatura de Florentino Neto? Foi seu vice-prefeito, secretário de governo, homem da sua confiança… que raiva é essa que o faz colocar interesses pessoais acima dos interesses da cidade?

Florentino Neto em recente encontro com amigos em Parnaíba:os vereadores Ronaldo Prado, Taylon Andrades, Zé Filho Caxingó, AssisCar Oliveira, Ricardo Veras e Geraldinho, juntamente com os amigos Ronaldo Do Vale e professor Edvaldo.
Florentino, por sua vez, tem trabalhado sua pré-candidatura em todo o Piauí, o contrário dos demais, que até parece levarem na brincadeira suas pretensões. Além de uma agenda diária estressante, exaustiva, à frente da secretaria de saúde do Estado, nos finais de semanas e feriados ele tem visitado e conversado com lideranças, amigos, falado de suas pretensões, tentando sensibilizar a todos e mostrar que está preparado para desafios maiores. Sua pré-candidatura tem capilaridade e está sendo levada a sério. Seu nome é contabilizado dentro do seu partido como um dos eleitos para a Câmara Federal este ano. E por quê a não união dos demais parnaibanos em torno deste nome para fortalecê-lo ainda mais? Parnaíba não merece um legítimo representante em Brasília, para ajudar o município nos seus pleitos? Fica a reflexão! (Por:Bernardo Silva)